Tragédia em Pernambuco: chega a 100 o nº de mortos após chuvas no Grande Recife; há 16 desaparecidos

O Corpo de Bombeiros encontrou na tarde desta terça-feira (31) mais três corpos de vítimas soterradas após deslizamentos de barreiras, no Grande Recife. Três pessoas foram achadas na Vila dos Milagres, na Zona Oeste, e outras duas, em Jardim Monte Verde, entre o Recife e Jaboatão, ponto em que morreram mais de 20 pessoas após o temporal.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma menina de 6 anos é uma das vítimas. Ela estava abraçada com a mãe, também achada morta, quando a barreira deslizou na Vila dos Milagres, no Barro, Zona Oeste do Recife (leia detalhes mais abaixo).

Chegou a 100 o número de mortes confirmadas em Pernambuco por causa das chuvas no Grande Recife. Ainda há 16 pessoas desaparecidas e 6.198 desabrigados, segundo o governo. Os óbitos foram confirmados entre a quarta-feira (25) e as 11h30 desta terça-feira (31).

Três corpos são retirados por bombeiros na Vila dos Milagres, no Recife — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Três corpos são retirados por bombeiros na Vila dos Milagres, no Recife — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Os bombeiros informaram que a identificação oficial só pode ser feita pelo Instituto de Medicina Legal (IML). Entretanto, parentes das vítimas da Vila dos Milagres disseram que as vítimas são um casal e a filha.

A mulher foi identificada apenas como Gabriela. O homem, como Fábio Luiz Calaça, de 41 anos. A menina, cujo nome não informado, tem 6 anos. De acordo com o major Rafael Queiroz, que comanda as buscas no local, a menina estava abraçada com a mãe.

“Quando a chuva intensifica, temos que retrair a equipe, para não deixar a equipe em perigo. Então, é um trabalho arriscado, mas essa é a nossa missão. [A menina] estava abraçada com a mãe e o pai estava um pouco mais afastado”.

Parentes reconhecem corpos encontrados na Vila dos Milagres, no Recife — Foto: Katherine Coutinho/g1

 

Ainda há 16 pessoas desaparecidas e 6.198 desabrigados, segundo o governo. Os óbitos foram confirmados entre a quarta-feira (25) e as 11h30 desta terça-feira (31). Das 16 vítimas buscadas pelos bombeiros, 14 foram soterradas por barreiras que deslizaram e outras duas teriam sido levadas pelas enxurradas.

As buscas pelos soterrados ocorrem em quatro áreas de deslizamento: na Vila dos Milagres, Zona Oeste do Recife; Jardim Monte Verde, limite entre o Recife e Jaboatão; Curado IV, em Jaboatão; e Areeiro, em Camaragibe.

Por meio de nota, a Secretaria de Defesa Social disse que há 14 desaparecimentos confirmados por meio de depoimentos de parentes. Outros dois, na Vila dos Milagres, são imprecisos, mas também são checados pelas equipes.

Uma das vítimas desaparecidas foi levada por uma enxurrada no Centro de Jaboatão e a outra, em Paratibe, em Paulista.

Mais cedo, as buscas foram interrompidas por várias vezes devido à chuva, que, segundo os bombeiros, ainda causa risco de novos deslizamentos. As buscas são realizadas pelos bombeiros, municípios, Defesa Civil, Forças Armadas, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O número de 100 mortes foi confirmado pela SDS por meio de cruzamentos de dados entre ocorrências geradas pelo Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), por resgates feitos nas áreas afetadas, perícias feitas no Instituto de Medicina Legal (IML) e relatos feitos por familiares aos serviços de defesa civil e assistência social.

Do G1.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário