A 7ª Conferência Municipal de Saúde de Lagoa Grande, que aconteceu nesta quinta (23/03), teve como tema central: ‘Lagoa Grande em Defesa da Saúde e da Democracia – Amanhã vai ser outro dia’. O evento, promovido pela Prefeitura de Lagoa Grande, por meio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde (CMS), lotou o auditório da Enoteca Francesco Luigi Pérsico, no distrito de Vermelhos.
Com uma programação que contemplou debates dos eixos temáticos, palestra com a bióloga Alice Mara Gonçalves de Matos, leitura do regimento interno, aprovação das oito propostas que serão enviadas para a etapa macrorregional que acontecerá na cidade de Salgueiro e escolha dos quatro delegados, a Conferência Municipal foi aberta oficialmente pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Adebaldo Gomes.
O secretário da Saúde, Ítalo Ferreira, comentou que o momento é importante para fortalecer ainda mais o sistema com a participação efetiva da comunidade. O secretário também pontuou as ações que a SESAU vem desenvolvendo na democratização dos serviços.
Já o prefeito Vilmar Cappellaro agradeceu aos profissionais de saúde pelo empenho no cuidado com os pacientes e destacou a notoriedade e a busca de sabedoria durante os debates na Conferência. O gestor lembrou que o município tem firmado parcerias com universidades e faculdades da região visando a expansão dos serviços ofertados.
Além dos conferencistas, participaram do evento também o vereador Mantena; secretários municipais; o procurador Dr. Roberto Estevo; Gabriela Almeida Fernandes e Avelar dos Santos, representando a 8º Geres; o Chefe Distrital de Jutaí, Ericson Rodrigues e Ivo Lopes e Marineide, respectivamente, presidente do conselho Sustentável e presidenta do STR.