Fraude: Cinco pessoas são presas por tentativa de fraude no concurso da Guarda Civil de Petrolina

A prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, informou que cinco pessoas foram presas na tarde do domingo (30) suspeitas de tentar fraudar o concurso público da Guarda Civil Municipal (GCM). As prisões foram realizadas através da operação ‘Test Failed’ da Polícia Civil, em parceria com a GCM. As investigações começaram em abril e apontaram um professor  como o suposto líder da fraude.

De acordo com a Polícia Civil, no decorrer das investigações foi identificado que algumas pessoas receberiam o gabarito da prova. O esquema funcionaria da seguinte forma: os candidatos enviariam fotos do exame e receberiam as respostas por mensagens de texto.

Outras três pessoas também foram conduzidas à delegacia, por serem flagradas com celulares durante revistas de rotina. Segundo o secretário-executivo de Segurança Pública de Petrolina, José Silvestre, não houve vazamento da prova. “Não houve, em nenhum momento, vazamento da prova, nem de imagem da prova, nada disso. O que houve foi esse grupo que, entre eles, trocaram mensagens sobre as questões para obter do terceiro lá fora, a resposta, em apoio. Mesmo assim, eles foram detidos”, afirma o secretário, completando.

“Tivemos vários mecanismos de segurança e fizemos fiscalizações rigorosas para assegurar a integridade do concurso. Os envolvidos na tentativa da fraude foram imediatamente eliminados do certame e vão responder criminalmente na justiça”, afirma.

De acordo com a prefeitura, 15.162 candidatos se inscreveram para fazer as provas objetivas do concurso público da Guarda Civil Municipal de Petrolina. Eles estão concorrendo a 80 vagas, sendo 38 para ampla concorrência, duas para pessoas com deficiência e 40 de cadastro reserva.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário