Fies do segundo semestre abrirá inscrições nesta sexta-feira

As inscrições para novos contratos com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começam nesta sexta-feira (24) e vão até o dia dia 29 de junho. Ao todo, serão oferecidas 75 mil vagas, segundo o ministro da Educação Mendonça Filho. No primeiro semestre, segundo o ministro, foram 147 mil vagas.

O processo ocorre no site:http://fiesselecao.mec.gov.br/ .

No dia 16 de junho, o ministro da Educação, Mendonça Filho, ao assinar edital juntamente com o presidente interino Michel Temer , divulgou também a elevação do limite da renda familiar per capita de 2,5 salários mínimos para 3 salários para a concessão de novos financiamentos. O objetivo é diminuir vagas ociosas e possibilitar que mais famílias se enquadrem nos requisitos do programa.

O resultado da seleção do Fies será divulgado até dia 30 de junho. As inscrições dos pré-selecionados será feita no dia 1º de julho. Mendonça Filho destacou que o programa terá tratamento específico no Rio de Janeiro, em ocasião dos jogos olímpicos.

O número de vagas no Fies sofre queda desde 2015. Em 2013, 559 mil vagas foram abertas. Um ano depois, em 2014, o número passou para 732 mil vagas e caiu em 2015, quando 278 mil vagas foram abertas.

Entenda: Sisu x Prouni x Fies

As três siglas representam iniciativas do governo federal na gestão do ensino superior. O Sisu é a sigla para Sistema de Seleção Unificada. Através do Sisu, instituições públicas – sem cobrança de mensalidade – selecionam alunos tendo como critério a nota do candidato no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O Prouni concede bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades privadas. O foco são estudantes que saíram de escolas públicas e têm baixa renda.

Já Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferece contratos de financiamentos. Para se inscrever, no Fies é preciso ter feito o Enem a partir de 2010, com nota final de pelo menos 450 pontos, e ter renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos.

Calendário Fies

Consulta de vagas : 21 de junho

Inscrições : 24 a 29 de junho

Resultado da seleção : até 30 de junho

Inscrições no sistema em única chamada : 1º de julho

Lista de espera: 4 de julho a 10 de agosto

O MEC diz que atende dúvidas em sua página sobre o Fies e presta também atendimento pelo telefone 0800-616161.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário