Exclusivo: Reunião no Recife define rumo dos protestos do MST que bloquearam várias BRs em Pernambuco
Uma reunião que vai acontecer na manhã desta sexta, dia 19/04, no Recife, vai definir o rumo dos protestos do MST que bloqueiam BRs no Sertão de Pernambuco e em outras regiões. De acordo com o dirigente do MST em Petrolina, Florisvaldo Araújo, os protestos estão relacionados a reunião agendada para às 12h, na sede do Incra. Entre outras pautas, o movimento demanda a recriação do Incra naquela cidade.
“Nós temos um compromisso de abrir um escritório em Petrolina, o presidente do INCRA já anunciou esse compromisso. E por último, nós também temos um compromisso de assentar famílias no perímetro de irrigação para, de uma maneira muito assistida, do ponto de vista técnico, poder integrar esse pessoal na produção de frutas, que é tão bem sucedida”, alegou.
O ministro também havia afirmado que todas as pautas reivindicadas pelo MST em Petrolina haviam sido atendidas, o que o movimento nega. A reunião conta com a presença da deputada Rosa Amorim, do dirigente nacional, Jaime Amorim, do dirigente regional e estadual, Florisvaldo Araújo, Cledson, da Regional Itaparica, do Chefe da Unidade Executora, José Cláudio, do presidente nacional do IPA; além de Silvano, de Santa Maria da Boa Vista.
“O fechamento da BR-428 em Petrolina e em Santa Maria da Boa Vista são justamente para, primeiro, pautar a questão da abertura do INCRA em Petrolina. Já tem mais de seis anos que toda essa região do Perímetro do São Francisco não tem superintendência. O INCRA não tem autonomia para avançar na pauta da reforma agrária. Só em Petrolina são mais de três mil famílias aguardando”, afirmou.
A reunião deverá contar com a participação de representantes do Governo de Pernambuco, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, do INCRA, da Codevasf e da Embrapa.