Secretaria de Educação de Cabrobó realiza aulões com alunos do 9ºano do Ensino Fundamental

A Secretaria de Educação de Cabrobó têm realizado semanalmente aulões com os estudantes do 9º ano das escolas do centro urbano para compartilhar o conteúdo das matrizes de referência, temas e tópicos e descritores da Prova Brasil e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e para o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco – SAEPE. As aulas estão sendo ministradas pelo professor Denis Alves Pereira no período noturno nos prédios escolares do estado e do município.

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Os alunos do município também serão avaliados no Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco – SAEPE que tem o mesmo objetivo da Prova Brasil no contexto estadual.

“Os testes são aplicados no quinto e nono ano do ensino fundamental. Os estudantes vão responder a questões de português e matemática e a um questionário socioeconômico que apontam fatores que podem estar associados ao desempenho escolar”, explicou a Secretária de Educação Lorenna Sampaio.

De acordo com o site da Prova Brasil (portal.mec.gov.br/prova-brasil), professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

Lorenna agradeceu a todos pelo empenho em demonstrar o compromisso com a educação no município. “Gostaríamos de agradecer a todos da equipe da SEDEC envolvidos no processo, aos estudantes pela participação, pais que estão nos apoiando, aos gestores das escolas estaduais e municipais”, destacou.

Texto e fotos: ASCOM Cabrobó

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e tem como foco: informação com responsabilidade e coerência.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta