Prefeitos não vão entrar na briga do PMDB-PE. Vilmar Cappellaro poderá seguir FBC.

Se a briga interna entre o vice-governador Raul Henry e o senador Fernando Bezerra Coelho pelo controle do partido não tem prazo para acabar, nas bases do PMDB – cujo nome foi alterado para MDB, mas ainda não foi registrado – paira a incerteza. Atualmente, a legenda tem, no Estado, 17 prefeitos, 15 vices-prefeitos, 160 vereadores, três deputados estaduais e dois federais. Um desempenho de 138% – em relação à direção passada – sob o comando da atual gestão. Mas a falta de clareza sobre quem comandará o partido nas próximas eleições, também já começa a refletir na base.

Enquanto Henry mantém o apoio de boa parcela dos prefeitos peemedebistas, como os de Palmares, Afrânio e Toritama; outros estão rumando para FBC, caso do prefeito de Lagoa Grande, Vilmar Cappellaro.

Há, também, os gestores indecisos, como o prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro, que apesar ter entrado no PMDB por meio de FBC, mantém compromisso com Jarbas e Henry. “Espero que esse mal entendido se revolva. Vou tomar a minha decisão em 2018”, avisou.

Entre os aliados de FBC, o entendimento que se tem é que no Sertão, o senador conseguirá atrair mais apoio, pela sua história, influência e conhecimento das lideranças, apesar de contar com a oposição do ex-prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, que vê na intervenção “uma grande violência política”.

“O PMDB Nacional parece ter jogado às favas qualquer conceito de ética , moral , legalidade… Basta ver onde estão seus principais dirigentes. Presos ou protegidos no foro dos privilégios”, disse Lóssio.

Em Petrolina, a maior parte dos vereadores é da base do grupo dos Coelhos, embora o presidente municipal do MDB e vereador, Paulo Valgueiro, já tenha declarado que manterá oposição aos Bezerra.

(Folha de PE)

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e tem como foco: informação com responsabilidade e coerência.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 21/12/2017

    […] A matéria postado pelo Blog do Everaldo teve grande repercussão quando usamos o titulo que o prefeito de Lagoa Grande poderá fazer parte do grupo de FBC.  […]

Deixe uma resposta