A força feminina na câmara de vereadores em Lagoa Grande.

No último Domingo (02/10) na cidade de Lagoa Grande no interior do estado de Pernambuco, como as demais cidades Brasileiras, aconteceu  as eleições municipais para prefeito e vereadores.

Porém, o diferencial de Lagoa Grande, é que para o legislativo municipal, foram  eleitas  quatro mulheres, sendo que três são do grupo situacionista e uma defendem a oposição municipal, mas esse quatro vai se inverter na próxima legislatura.

Enquanto algumas cidades pernambucanas não elegeram nenhuma mulher para suas câmaras municipais nas eleições de 2 de outubro, a exemplo de Afogados da Ingazeira, Carnaíba, e Iguaracy, em cidades como Lagoa Grande, Solidão, Itapetim e Serra Talhada (PE), no Sertão do Pajeú, as mulheres mostraram a sua força eleitoral.

  • Em Lagoa Grande, quatro das onze cadeiras, serão ocupadas pelo sexo feminino, uma verdadeira revolução, ou seja, a força feminina na casa Zeferino Nunes. Iara de Evangelista (PSB – 801 votos), Rosa de Erasmo (PRB – 766 votos), Lindaci Amorim (PT – 728 votos) e Edneuza Lafaiete (PTB – 728 votos).
  • Em Solidão, três mulheres venceram: Edleuza Godê (PSD – com 366 votos) a mais votada, Eliana de Genivaldo (PSD – 328 votos) e Adriana de Agenor (PSD – 283 votos).
  • Em Itapetim, a campeã de votos foi Jordânia Siqueira (PSB – 760 votos), e entre os eleitos está a nova vereadora Edilene Lopes (PTB – 494 votos).
  • Já em Serra Talhada, a líder da votação foi Alice Conrado (PMB – 2.029 votos) e a vereadora Vera Gama (PEN – 941 votos) renovou o mandato.
  • Em Flores, três mulheres também venceram: Jeane Lucas (PTC – 964 votos), Patrícia de Dema (PT – 504 votos) e Flávia Santana (PTC – 393 votos).
  • Já em Tabira, Nely de Mano (PSC – 1.138 votos) foi reeleita e conquistou mandato a socialista Claudiceia Rocha (PSB – 600 votos).
  • Em Tuparetama, foram duas eleitas, Vandinha da Saúde (PDT – 349 votos) e Priscilla Filó (PDT – 261 votos). (Adaptação)

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e tem como foco: informação com responsabilidade e coerência.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 31/05/2018

    […] Foi na força do sexo feminino que os eleitores de Lagoa Grande e o prefeito Vilmar Cappellaro vem apostando todas as fichas nesse mandato, 4 dos 11 representantes do legislativo do município são do sexo feminino. As cadeiras são ocupadas pelas vereadoras: Iara Evangelista, Rosa de Eramos, Edneuza Lafaiete e Lindacir Amorim. (Matéria sobre tema aqui). […]

Deixe uma resposta