Encontro discutiu acolhimento de crianças e adolescentes, Lagoa Grande e cidades do Sertão participaram.

Aconteceu nesta quarta (23), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, o VI Encontro Regional de Acolhimento Institucional, promovido pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (Caop), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). As discussões acontecem no auditório do Sest-Senat e o evento tem o objetivo de trocar informações sobre as questões de acolhimento de crianças e adolescentes de 15 municípios da região.

O encontro buscava, ainda, contribuir para o aprimoramento do serviço e fluxo de acolhimento institucional, discutindo o Plano Individual de Atendimento (PIA) e a guia de acolhimento, além de articular a rede atendimento dos municípios.

Representantes das cidades de Petrolina, Afrânio, Araripina, Bodocó, Cabrobó, Dormentes, Exu, Lagoa Grande, Orocó, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista e Trindade participam das discussões.

Entre os representantes das cidades, estavam os promotores de Justiça e servidores do MPPE e do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Participam ainda do encontro conselheiros tutelares e conselheiros de Direito da criança e do adolescente, além de equipes técnicas de instituições de acolhimento e as Secretarias Municipais de Assistência Social.

O evento foi mediado pelo promotor de Justiça e coordenador do Caop, Luís Guilherme Lapenda, pela psicóloga Luciana Emildes e pela pedagoga Daniela Cruz.

Na programação do evento estão a exibição da história de Pedro, de autoria de Bruna Elage, do Instituto Fazendo História; dos documentários “A gente volta pra casa?” e “Que casa é essa”?. Durante o encontro também estão sendo apresentadas as orientações técnicas para o acolhimento de crianças e adolescentes e as especificidades dos cuidados em cada faixa etária.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta