Eleição municipal: Tancredo Ferraz, Chefe do Cartório de Lagoa Grande tira duvidas para os eleitores lagoagrandenses.

O blog do Everaldo entrevistou o Chefe do Cartório Eleitoral de Lagoa Grande, 137ª Zona Eleitoral, Dr. Tancredo Ferraz, na entrevista, o mesmo aproveitou seu vasto conhecimento para sanar as dúvidas dos milhares de eleitores que estão aptos a votar no próximo domingo (02).

Blog do Everaldo: 45 dias de campanha eleitoral, como o senhor avalia o comportamento dos candidatos em Lagoa Grande?

Dr. Tancredo Ferraz: O comportamento dos candidatos foi normal, dentro do esperado para uma cidade do interior. Já estou acostumado com eleições em cidade desse porte, e tudo ocorreu dentro do que imaginamos. Houve algumas representações por parte de algumas coligações sem muito sentido, mas tudo foi conforme planejado.

Blog do Everaldo: Para o dia dois, dia da eleição, o cartório espera que esse comportamento seja mantido?

Dr. Tancredo Ferraz: Os comentários que temos ouvidos nas ruas e por parte de alguns mesários, é que poderão surgir algumas perturbações, mas a Polícia Militar, por parte do Major Carvalho, já foi comunicada e estará tomando todas as providencias adequadas para agir na medida em que forem surgidas.

Blog do Everaldo: Esse ano de 2016 será a primeira vez que a apuração do resultado será feita na cidade, como o cartório irá fazer conter algumas possíveis aglomerações?

Dr. Tancredo Ferraz: Olha, aqui no cartório tenho certeza que não existirá aglomerações, vamos ter mais ou menos uns 40 policiais, ou seja, improvável existir tumulto aqui no cartório. Já se existir exaltação de eleitores nas ruas, não teremos controle, mas aqui no cartório teremos controle. Vale frisar que a PM está devidamente informada e preparada para atuar em eventuais tumultos, seja de eleitores simples, seja de pessoas contratadas para causar o tumulto, de pessoas que não residam na cidade, enfim, existe um aparato preparado.

Blog do Everaldo: No dia da eleição o que é permitido ao eleitor?

Dr. Tancredo Ferraz: O Eleitor pode ficar a vontade, pode vestir a camisa que quiser, usar adesivos, bonés, ou seja, pode se vestir como achar melhor, “o eleitor e individualmente.” Propaganda eleitoral é proibida, como distribuir material de candidato, aglomerações, entende-se como aglomerações, quatro ou mais pessoas juntas e portando a mesma cor de vestuário, nesse caso será considerada boca de urna e haverá ações. Proibido levar pessoas de idade até a cabine para votação e votar por eles, pode acompanhar o andar dela até a urna, somente os deficientes visuais poderá ser aceito alguém que vote por ele.

Blog do Everaldo: Quantos eleitores e quantas seções possuem em Lagoa Grande?

Dr. Tancredo Ferraz: 18.647 é numero preciso de eleitores aptos a votarem no próximo domingo em um total de 61 seções, porém, dessas 61, quatro tem poucos eleitores, nesse caso, essas quatro foram agregadas em outras seções, na prática teremos 57 urnas e 6 na contingência (reserva).  A maioria das urnas já se encontram nos locais de votações, amanhã todas estarão nas suas seções.

Blog do Everaldo: Quais os maiores locais de votação do município de Lagoa Grande?

Dr. Tancredo Ferraz: Os dois maiores locais que concentram uma grande contingência de eleitores, são as Escolas Dom Helder Câmara, no distrito de Vermelhos com 3.200 eleitores e a escola estadual Antônio de Amorim Coelho, aqui na sede, com 2.720 eleitores.

Blog do Everaldo: O eleitor que não votar no próximo domingo, como ele deve proceder para ficar quite com a justiça eleitoral?

Dr. Tancredo Ferraz: Se o eleitor for analfabeto, maior de 70 anos, ou um jovem entre 16 e 17 anos não precisará fazer nada, essa classe de eleitores não são obrigados a votar. Já os eleitores alfabetizados entre 18 e 69 anos, esses sim são obrigados a votar e, se por algum motivo não possam comparecer até sua seção, poderão em um prazo de 60 dias procurarem o cartório eleitoral e justificar seu voto, passados esses dias o mesmo vai pagar uma multa no valor de R$ 3,50$, além de não assumir cargo público, viajar ao exterior, contrair algum empréstimo.

Blog do Everaldo: Quantos votos são necessários para validar a eleição?

Dr. Tancredo Ferraz: A eleição tem que ter mais de 50% dos votos válidos pra validar a candidatura do eleito, se tiver um valor inferior a 50%, será convocada nova eleição, enquanto isso, o presidente da câmara assume o cargo nesse período.

Blog do Everaldo: Quais tipos de documentos o eleitor é obrigado a levar no dia da eleição?

Dr. Tancredo Ferraz: Todo eleitor tem que levar um documento com foto, RG, reservista, CNH, Carteira de Trabalho, conselho de classe que o eleitor participar. Para os estudantes que tiraram o titulo esse ano, cerca de 400, caso não possuam nenhum documento, o Juiz aceitou a possibilidade que o mesmo leve uma copia autenticada, da ficha de matricula da escola com foto e dados pessoais.

Blog do Everaldo: No próximo dia dois, o eleitor irá receber o novo título do eleitor?

Dr. Tancredo Ferraz: Todos os eleitores, com exceção os que tiraram aqui no cartório eleitoral, vão receber o novo título, cerca de 16.400 eleitores poderão receber na seção onde irão votar, ao retornar da cabine o mesmo receberá o novo título, já com a nova zona e a seção eleitoral. Também iremos fixar na porta de cada seção o número antigo e o novo para dar ciências a todos os eleitores.

No encerramento da entrevista, o Chefe do Cartório frisou a importância do sigilo do voto, Tancredo disse ao blog que não pode existir pressão ao eleitor, nem muito menos retenção de títulos para que o eleitor não vote ou ameaças que um algum candidato poderá saber se eleitor votou nele, impossível, o sigilo ao voto é 100% garantido, compra de votos é crime, com sanções gravíssimas para os envolvidos. “Nenhuma pessoa é capaz de saber em quem o eleitor vai votar.”

Vale destacar que no dia da eleição é proibido uso de celulares, máquinas fotográficas e afins. E todos os envolvidos na logística da eleição, ou seja, que vão trabalhar, estão proibidos de usarem vestimentas nas cores vermelha, azul, amarela e verde.

O blog do Everaldo agradece ao Chefe do Cartório Eleitoral de Lagoa Grande, Dr. Tancredo Ferraz, por ter nos concedido esta importante entrevista e, com toda certeza será de suma importância para os milhares de eleitores de Lagoa Grande.

 

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário