Agenda 40 lança Paulo Câmara para 2018

A Agenda 40, evento que o PSB realizou, hoje, no Recife, foi montado e direcionado para dar o primeiro pontapé da reeleição do governador Paulo Câmara, que enfrenta, no momento, um cenário de muitas dificuldades no Estado devido ao crescimento da onda de violência. Apesar de ninguém assumir que o evento tinha o objetivo de construir a unidade em torno da reeleição de Câmara, os discursos deixaram isso claramente, a começar pela fala do prefeito do Recife, Geraldo Júlio, que praticamente deu o mote da campanha da reeleição do aliado.

Nos bastidores, entretanto, as ausências mais comentadas foram a do secretário da Casa Civil, Antônio Figueira, e do deputado federal Felipe Carreras. “Como é que o partido faz um encontro para dar o start de 2018 e o principal secretário se ausenta? A pergunta foi ouvida em todas as rodas que se formaram de aliados presentes. O que parece é um processo de fritura e que Figueira estaria para perder o posto de articulador político. Quanto a Carreras, o que explicaram é que se encontra numa agenda de sua pasta fora do Estado.

Vamos enfrentar e vencer a bandidagem”, diz Câmara

Em sua fala na Agenda 40, encontro do PSB que se realiza neste momento num hotel da Zona Sul do Recife, o governador Paulo Câmara fez um discurso corajoso em relação ao quadro de violência que angustia a população. Disse que estava preocupado com a onda crescente de homicídios, assaltos e arrombamentos a bancos, mas assegurou que de sua parte não faltará coragem para o enfrentamento. “Nós vamos enfrentar a bandidagem, vamos botar o dedo na ferida com coragem e determinação. Vamos vencer o tráfico de drogas e a bandidagem”, afirmou.

O desabafo foi feito em meio a uma espécie de prestação de contas da sua gestão. O governador citou alguns avanços no seu Governo, como o ajuste fiscal, o programa Mãe Coruja, que continua, segundo ele, reduzindo a mortalidade infantil, falou também das ações direcionadas à maior seca dos últimos 50 anos e disse, textualmente, que o chamado Pacto pela Vida não vai ser comprometido por causa da bandidagem.

“O Pacto pela Vida, criado pelo nosso saudoso Eduardo Campos, sofreu abalos? Sofreu sim. A violência e o seu crescimento é uma realidade? É sim, não podemos fugir desta realidade, mas nós vamos com a nossa força de trabalho e com muito diálogo e determinação superar esse cenário”, destacou. Câmara deu um tom de candidato à reeleição, disse que 2017 será um ano que exigirá muito diálogo.

“Existem divergências no partido? Claro que existem. Até em nossas casas nós divergimos também, mas o PSB sempre soube construir a unidade no momento certo e nós vamos continuar unidos”, disse, citando, nominalmente, o senador Fernando Bezerra Coelho e o seu filho, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho.

Geraldo: “Quem apostar em divisão quebra a cara”

A unidade do PSB é a temática dos discursos do encontro Agenda 40 no Recife, que começou por volta das dez horas e está sendo realizado em um hotel na Zona Sul da capital. Um dos mais inflamados, o do prefeito do Recife, Geraldo Julio, destacou que o partido e suas principais lideranças sempre souberam construir o entendimento e com ele a força no momento certo. “Foi assim quando quando tivemos a maior vitória de uma legenda na capital”, disse, referindo-se ao conjunto das suas forças que contribuiram para sua reeleição. No momento em que o PSB aparece dividido entre as forças do grupo paulista, liderado pelo vice-governador Márcio França, que elegeu a nova líder na Câmara com o apoio do senador Fernando Bezerra, Geraldo citou o próprio Fernando. “Como disse o senador Fernando Bezerra, quem apostar em divisão no PSB vai quebrar a cara”, afirmou.

Fernando fala em crise, mas aposta em mudança

O senador Fernando Bezerra Coelho e o ministro das Minas e Energia Fernando Coelho Filho participaram na manhã deste sábado (11/02) da primeira Agenda 40 do ano, realizada num hotel na zona sul do Recife. O evento reuniu as principais lideranças políticas do PSB de Pernambuco, como o governador Paulo Câmara, o prefeito Geraldo Júlio, deputados federais e estaduais, além de vereadores, prefeitos da Região Metropolitana e coordenadores dos movimentos sociais.

A ex-primeira dama Renata Campos e o chefe de gabinete do governo do estado, João Campos, também foram à programação representando o ex-governador Eduardo Campos, morto num acidente aéreo em 2014. Os socialistas batizaram a nova versão do fórum com o nome de “Agenda 40 – Ano de Formação Política Eduardo Campos”, para percorrer todas as regiões pernambucanas promovendo debates.

“Este é um momento muito rico, pois em 2017 não teremos eleições mas há bastante trabalho a ser feito. É importante que o nosso partido tenha base social, dialogue com as pessoas e forme novos quadros. Estarei sempre pronto para participar das programações, debatendo política e gestão”, afirmou o ministro Fernando Filho. Ele destacou que a grande marca do PSB é a capacidade de entregar obras e ações que transformam a vida das pessoas.

“Esse foi um legado deixado por Eduardo para todos nós”, disse. O senador Fernando Bezerra lembrou que o momento atual do Brasil é extremamente delicado, pois o país ainda atravessa uma crise e soma mais de 12 milhões de desempregados. “Só em Pernambuco mais de 500 mil trabalhadores perderam seus sustentos. Precisamos trazer mais recursos e novos investimentos, para que estas pessoas tenham a oportunidade de retornar ao mercado de trabalho. No congresso teremos um ano de pautas importantes que necessitam ser discutidas com coragem, que sempre foi a marca da nossa legenda”, defendeu.

O senador salientou que está no PSB desde 2005 e que a vida orgânica socialista é essencial para que a legenda seja forte na sociedade. “Quero ir a quantas Agendas 40 puder, para participar das discussões e ajudar o PSB a crescer ainda mais”. A próxima edição da Agenda 40 será realizada após o Carnaval na cidade de Petrolina.

Fonte: Blog do Magno

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta