Educação de Lagoa Grande: Democracia, Transparência e Prestação de Contas foi tema de debate em reunião.

Na semana passada, a secretaria de educação de Lagoa Grande, com a participação de órgãos públicos e deliberativos (Sindicato, Vereadores, Conselhos do FUNDEB e da Merenda e representante de Gestores), tiveram uma importante reunião, na pauta foi discutido e avaliado os seguintes temas.

  • PDDE INTERATIVO e suas ações agregadas;
  • Unidades Executoras – UEXS;
  • FUNDEB 60% e 40%; e
  • Precatórios do FUNDEF, dentre outros.

Na ocasião, as representações falaram sobre as dificuldades encontradas durante todo o período de gestão desde o ano de 2017. A Secretária de Educação, Fabiana Ribeiro, o Prefeito Vilmar e o Vice Ítalo não mencionaram nomes ou gestões e pontuaram sempre chamando a atenção de que a responsabilidade é da atual gestão, mas que depende muito de Prestações de Contas anteriores para a existência de liberações voltada às ações do PAR e Unidades Executoras, a fim de captar novos recursos para serem devidamente utilizados pelas Unidades Escolares em anos seguintes e que em 2017 a atual gestão não encontrou essas Prestações de Contas alinhadas com a exigibilidade das Políticas Públicas Educacionais.

Diante do exposto, ficou a indignação dos órgãos e do próprio Executivo que por diversas vezes esteve inviabilizado de cumprir com metas e objetivos em projetos importantes para o futuro da Educação de Lagoa Grande devido à inadimplência encontrada na época pela ausência de Prestação de Contas dentro dos prazos legais.

Por fim, conclui-se que, com muita luta e perseverança, aos poucos a SEDUC foi resgatando a confiabilidade das Unidades Executoras (UEx) das ESCOLAS e hoje pode afirmar que 100% delas se encontram em adimplência junto ao FNDE/Governo Federal e 100%  e aptas a receber recursos federais.

“Para tanto, estamos buscando, a cada dia, novas adesões a Programas e Projetos da Esfera Federal a fim de atender cada vez melhor a comunidade estudantil lagoagrandense.”

Blog Izacolandia Noticias.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário