Divulgados locais de provas do Enem 2019

Os 5,1 milhões de participantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 já podem consultar seus locais de provas. As informações estão no Cartão de Confirmação da inscrição. O documento poderá ser acessado pela Página do Participante, na internet, ou pelo aplicativo do Enem para celular, disponível em lojas virtuais para sistema Android e IOS.

Além do local de prova, com o Cartão de Confirmação em mãos os participantes poderão conferir:

  • o número de inscrição;
  • as datas e os horários do exame;
  • a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição;
  • o tipo de atendimento específico e/ou especializado com recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados.

As informações foram disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pelo exame, nesta quarta-feira, 16 de outubro. As provas do Enem serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro deste ano.

Trajeto – O Inep recomenda que os participantes conheçam com antecedência a rota que farão até chegar ao local das provas. Isso é importante para que se planeje qual o transporte público utilizar nos dias, os horários de trens, metrôs ou ônibus, por exemplo.

Horário – Os portões abrirão ao meio-dia, horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h. Para fazer as provas, é necessário utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente, a única permitida.

Segurança – Pela primeira vez no Enem, os participantes terão de ficar atentos especialmente quanto ao uso de celulares ou qualquer equipamento eletrônico.

Serão eliminados aqueles cujo aparelho eletrônico emita qualquer tipo de som durante a prova, mesmo que o item esteja na embalagem lacrada fornecida pelo aplicador. Isso significa que, se algum alarme tocar, o candidato será desclassificado.

Declaração de Comparecimento – Na edição deste ano, os participantes poderão obter a Declaração de Comparecimento para justificar, por exemplo, ausência no trabalho.

A declaração pode ser acessada na Página do Participante e deve ser levada impressa nos dias da prova e entregue ao fiscal da sala.

Haverá uma declaração para cada dia. Para o primeiro domingo, 3 de novembro, a declaração já está disponível no site. Já o documento para o segundo domingo, 11 de novembro, ficará disponível para impressão a partir da segunda-feira, 4 de novembro. O Inep não fornece comprovante de presença após as datas das provas.

Confira o edital do Enem 2019

Saiba mais sobre o Enem

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário