Cidades do Sertão presenciam o fenômeno das lagartas.


Motoristas que trafegam pela BR 428, especialmente nas imediações da divida dos municípios de Cabrobó e de Belém do São Francisco, ou entre o povoado de Caraíbas e a cidade de Santa Maria da Boa Vista, tem se deparado com cenas de chamar a atenção. Lagartas fazendo a travessia da BR como se fosse um ritual diário, mesmo sendo um pouco assustador para algumas pessoas, muita gente para o carro pra assistir de perto e registrar o fenômeno.

O Dr. Tiago Lima, Entomologista e pesquisador da Embrapa Semi-Árido, ao tomar conhecimento desse fenômeno fez um comentário sobre as lagartas.

“As lagartas ficam em casulos no Solo em um tipo de diapausa e quando o solo atinge uma alta umidade, o mesmo serve como um gatilho para quebrar essa diapausa. E com isso emergir várias borboletas/mariposas.

Para a lagarta se transformar em borboleta, ela passa por uma mudança anatômica (transformação em sua forma e na estrutura do seu corpo), chamada metamorfose. O processo começa quando o inseto vira pupa, período em que ele não se move e fica dentro de uma espécie de proteção”.

Texto e foto do blog do Didi Galvão.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário