Em breve, o Bolsa Família 2024 começará a ser pago a mais de 20 milhões de famílias brasileiras. Mas o pagamento do benefício pode ser bloqueado para cerca de 100 mil famílias, que têm o CPF irregular na base da Receita Federal.
Inclusive, muitas já receberam o aviso de possível suspensão pelo aplicativo, através da seguinte mensagem:
“As informações do seu Cadastro Único indicam que alguém da sua família precisa regularizar o CPF. Procure o setor responsável pelo Bolsa Família e Cadastro Único ou a Receita Federal para regularizar a situação e evitar o bloqueio do seu Bolsa Família“.
É importante ressaltar que o bloqueio pode partir de irregularidades no CPF de qualquer integrante da família, e não apenas do titular.
BOLSA FAMÍLIA BLOQUEADO
Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, o pagamento do Bolsa Família será retomado assim que a situação do CPF for regularizada junto à Receita Federal.
Mas caso a família não atenda à regra em até seis meses, o Bolsa Família será cancelado.
Para regularizar o CPF, acesse o site da Receita Federal e clique em “Meu CPF”. Em seguida, selecione a opção “Atualizar CPF” e “Etapas para a realização deste serviço”.
Além disso, o documento do responsável familiar não pode estar:
- Suspenso por desatualização ou por falta de justificação de participação nas Eleições;
- Cancelado devido a bloqueio judicial;
- Cancelado para nomes com mais de um CPF;
- Com pendência por não entregar a declaração de anual do Imposto de Renda.
Assim que o documento estiver regularizado, você deve se dirigir até o CadÚnico do cadastro, nas secretarias de Assistência Social.
CONSULTA BOLSA FAMÍLIA
Em caso de dúvidas sobre o CPF e o Bolsa Família, os cidadãos podem contatar o Ministério por meio do Disque Social, o telefone 121.