Vilmar Cappellaro, reúne com vice-reitor da UNIVASF e o secretário Lucas Ramos em busca de apoio para a criação do Instituto do Vinho e Suco Tropical

O final de semana foi muito produtivo para equipe de gestão da Prefeitura de Lagoa Grande, PE, em busca de alternativas para o desenvolvimento da cidade e de transformação do equipamento público Enoteca, num espaço de produção científica, formação profissional e de valorização da cadeia produtiva da vitivinicultura em Lagoa Grande, PE. O gestor municipal, Vilmar Cappellaro, recebeu o vice Reitor da UNIVASF, Dr. Valdner Ramos Clementino, o secretário Estadual Lucas Ramos e, todo o staff da SECTI – secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, em café da manhã na Fazenda Garibaldina (onde conheceram os processos de produção), em seguida reuniram-se na Enoteca, onde o prefeito apresentou a minuta do Estatuto de Constituição do Instituto do Vinho e Suco Tropical de Lagoa Grande.

ENOTECA SECTI 3

No encontro, Vilmar Cappellaro fez ponderações para que o processo de parceria seja simples, rápido e atrativo para todos os envolvidos na cadeia produtiva (uvas, vinhos, sucos, turismo) e na formação educacional, “Entre os vários assuntos que discutimos com o secretário Lucas e sua equipe está à parceria com o governo do Estado, demais parceiros Institucionais e a iniciativa privada para a implantação da gestão profissional da Enoteca com atrativos. Queremos formação profissional com ensino técnico, tecnólogo e superior, nas áreas de inovação, pesquisa e tecnologia. Temos muitos desafios e grandes possibilidades o que nos falta é consolidar as informações e validar junto a Univasf, Facape, SECTI – governo do Estado, IF Sertão, Facepe, Sistema S, Cooperativas e Associações. Um projeto ambicioso onde todos estes eixos temáticos se concentrem para beneficiar empresas, estudantes, produtores e população”, definiu o prefeito.

ENOTECA SECTI 4

Lucas Ramos falou da importância do equipamento Enoteca dentro do contexto do desenvolvimento do agro em Lagoa Grande, “Este pedido do prefeito Vilmar em alavancarmos projetos de educação e de transformação da cadeia produtiva faz muito sentido particularmente para mim. Em 2005, quando o meu pai, Ranilson Ramos, foi coordenador de Arranjos Produtivos Locais do Ministério de Ciência e Tecnologia e Eduardo Campos, enquanto ministro, começamos a construção do Centro de Inovação Tecnológica em Vermelhos. Nascia ali a ideia deste espaço hoje, Enoteca, um equipamento público inédito no Brasil. Era o início do fortalecimento da vitivinicultura que começava a ganhar força e se consolidar em Lagoa Grande. A obra do prédio foi concluída e foi preciso fazer um Plano de Urbanização do entorno com estacionamento e iluminação além, do mobiliário e, enquanto deputado estadual conseguí as emendas através do PRODETUR e fizemos as obras junto com o prefeito Vilmar. Agora o nosso desafio, junto com o prefeito é integrar a UNIVASF, EMBRAPA, IPA, IF Sertão e outros, para transformarmos este ambiente em produção científica. Integrando todo o setor produtivo, a Rota do Turismo do Suco, da Uva, dos Vinhos e das Águas do São Francisco, e a manutenção deste belo espaço. Nossas equipes, prefeitura e SECTI terão bastante trabalhos pela frente”, resumiu o secretário.  

Pelo Estado: Participaram Carmelo Filho – diretor de Ambientes de Inovação e Formação Superior, César Andrade – gerente de Formação Superior, Alexandre Maciel – gerente de Ambientes de Inovação, Luciana Távora – diretora de Políticas de CT&I e Competitividade, Claudio Nascimento – diretor de Transformação Digital, Hugo Medeiros – gerente de Transformação Digital e Alexandre Stamford da Silva – diretor de Estratégia e Ambientes de Inovação.

Pelo Município: Os vereadores: Ademar Nonato, Fernando Angelim, Edneuza Lafaiete e Josafá Pereira. Secretários: de Governo – Olavo Marques, da Educação – Fabiana Ribeiro, da Assistência Social – Eliene Nery, o diretor da Cultura, Esporte e Turismo – Edvaldo Barbosa e das Comunicações – Sérgio Martins.

ASCOM – PMLG

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta