Quem serão os possíveis protagonistas para disputar a eleição de Lagoa Grande em 2020? 

As eleições de Lagoa Grande, município do sertão do São Francisco a 659 Km do Recife, tem sempre uma surpresinha para apimentar ainda mais a política local. Seja no resultado final quando a quantidade de votos nem sempre é o esperado pelo candidato, ou seja, em pleno exercício do mandato, quando se trata do prefeito e aí começam as famosas conversações e posteriormente se tornam aliados. Em algumas vezes é exatamente a falta de conversa que leva quem já foi aliado do governo a trilhar caminhos opostos, com isso, ou a oposição ganha novo reforço ou nasce a tão desejada terceira via da política e isso esquenta mais ainda a já efervescente política lagoagrandense.

A administração do prefeito Vilmar Cappellaro (MDB), não vem conseguindo agradar boa parte da população. A gestão de Cappellaro é bastante comentada nas famosas rodas de conversas entre amigos, aqueles que se juntam nos churrascos da vida e o assunto preferido é sempre política. Independentemente de ser ou não aliados do governo, uns elogiam, mas outros põem em xeque a capacidade do prefeito de unir forças da política local. Nesse contexto foram citados os nomes dos ex-prefeitos, Robson Amorim, Dhoni Amorim, Jorge e Rose Garziera, e também os de Daniel Torres, Edneuza Lafaiete, Joaquim da Rocinha e Maranhão.

Os nomes citados acima são grandes conhecidos da política local, ambos possivelmente apoiem uma candidatura própria no próximo pleito ou devem se unir a outrem, e assim formar uma chapa bem competitiva.

Sem concordar em quase nada com a administração do prefeito Vilmar Cappellaro, a oposição se apresenta com vários nomes para tentar impedir a reeleição do gestor lagoagrandense. Um dos fortíssimos nomes nessa lista de possível adversário de Cappellaro em 2020 é do ex-secretário Daniel Torres, destaque como gestor na educação do governo Dhoni Amorim e atual secretário de educação em Curaçá-Ba. O mesmo foi vice-candidato na eleição passada na chapa dos Amorim ficando em segundo lugar com 42,12% dos votos, já Vilmar Cappellaro foi eleito com 54,99% dos votos válidos.

Outro nome ventilado como pré-candidata é a da vereadora Edneuza Lafaiete, a parlamentar já declarou em entrevistas ao blog do Everaldo que pretende sim sair candidata a prefeita em 2020. Lafaiete é vereadora e também possui a benção de Jorge e Rose Garziera. No seu segundo mandato, por incrível que pareça os ex-prefeitos Garziera assistem de camarote as declarações da vereadora. Segundo os aliados, Jorge e Rose não estão bem na fita com Cappellaro e devem dar todo suporto para alavancar a candidatura de Lafaiete.

O futuro de Robson e Dhoni Amorim perante a justiça ainda é incerto, mas ambos vão está na briga como protagonistas ou atores coadjuvantes. Robson possui um grupo sólido de fies escudeiros, mesmos perdendo alguns aliados desde a última eleição, o Amorim possui ao seu lado os mandatos dos vereadores Carlinhos Ramos e Lindaci Amorim que deve ter um peso positivo no pleito.

Quem também pretende entrar na briga pelo comando administrativo do município sertanejo, é o ex-candidato Maranhão, terceiro colocado com 1,46% dos votos na eleição de 2016, o pré-candidato já disse na imprensa local que vai entrar na briga. Joaquim da Rocinha também já diz por aí que pretende colocar seu nome para ser avaliado e em caso de uma pesquisa positiva, não irar abrir mão da disputa, visto que sua filha Iara Evangelista já foi confirmada pelo blog do Everaldo que será candidata a vereadora em 2020.

Nos próximos meses a briga pelo palácio da Uva e do Vinho deve ganhar corpo e Cappellaro vai ter que deixar nas suas empresas em Petrolina o lado empresarial e resgatar os ex-aliados com o lado político em Lagoa Grande.

 

 

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. João Batista disse:

    Faz uma enquete para saber a opinião do público

Deixe um comentário