Presidente do MDB diz que sigla não fará federação partidária
O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi (SP), anunciou nesta quinta-feira (3) que a sigla não vai compor uma federação partidária (associação de duas ou mais siglas para atuar de forma unitária por, no mínimo, quatro anos) nas eleições de 2022. A pré-candidata do partido à Presidência da República é a senadora Simone Tebet (MS).
O MDB chegou a iniciar negociações para compor uma federação com o União Brasil e o PSDB. O desejo de construir uma candidatura alternativa a Jair Bolsonaro e Lula já havia sido apresentado pelos três dirigentes dos partidos que defendiam a necessidade de uma “nova força política” capaz de moderar radicalizações.
Em fevereiro, durante um encontro dos dirigentes das siglas, Rossi afirmou que as tratativas seguiriam até março.
O presidente nacional do MDB publicou a decisão do partido de não compor uma federação nesta quinta-feira (3) em suas redes sociais. Rossi disse também que a deliberação foi comunicada a todos os senadores, deputados e diretórios do partido no país.
“Na condição de presidente nacional do MDB, comuniquei aos diretórios estaduais, senadores e deputados que o nosso partido não fará nenhuma federação para as eleições de 2022”, escreveu.
Rossi afirmou ainda que manterá “as conversas com os partidos do centro democrático para a construção de uma candidatura única à Presidência da República”.
O presidente nacional do MDB disse também que o partido “seguirá na defesa da capacidade e viabilidade do nome da senadora Simone Tebet” e que marcará uma nova conversa com os dirigentes do União Brasil e PSDB.
Do g1