Prefeito exige presença de servidores comissionados em show da noiva em prévia de carnaval

Servidores comissionados da prefeitura de Camaragibe, no Grande Recife, tiveram a participação exigida pelo prefeito Demóstenes Meira (PTB) em uma prévia carnavalesca neste domingo (17). Em um áudio divulgado nas redes sociais, o chefe do Executivo diz que os funcionários teriam a presença fiscalizada durante o show da noiva dele, a cantora Taty Dantas, que também é secretária municipal de Assistência Social.

Questionado pela TV Globo, o presidente da entidade, Bruno Baptista, disse que, em tese, há um ato de improbidade administrativa e, por isso, a Ordem vai enviar um ofício ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para apurar o caso.

O bloco carnavalesco Canário Elétrico, que teve a participação da cantora e secretária da prefeitura, é organizado pelo secretário de Educação de Camaragibe, Denivaldo Freire. A contratação de Taty Dantas, segundo o secretário, foi feita a partir de um pedido do prefeito Demóstenes Meira.

Prefeito de Camaragibe exige presença de comissionados em show da noiva durante prévia

No áudio enviado para convocar os servidores, Meira afirma que “quer ver todos os comissionados para dar força ao evento”. 

“Vou fazer um cordão de isolamento ao redor do trio só para ficarem os cargos comissionados. Então, por favor, divulguem e multipliquem. A gente vai filmar e eu vou contar quantos cargos comissionados foram”, afirmou, na gravação.

O prefeito também explicou como os servidores deveriam proceder. “Eu sei que tem gente que não gosta de carnaval, mas minha noiva vai cantar, a minha futura esposa. Depois que ela cantar as músicas dela, está todo mundo liberado, mas eu quero todo mundo a partir de meio-dia”, declarou no áudio.

Meira também diz, no áudio, que mandou reforçar a segurança. “Já chamei 30 guardas municipais para fazer o cordão de isolamento por fora e o resto da equipe dos guardas municipais. São mais 200 homens espalhados no meio da multidão para evitar confusão, arma de fogo e droga”, disse.

Em entrevista à TV Globo neste domingo (17), pouco antes do desfile do bloco, o prefeito confirmou que fez a convocação dos servidores e justificou que “era preciso apoiar a noiva”.

“Cargo comissionado é de confiança. Agora, se eu botei no cargo comissionado é porque eu confio. E na hora que eu preciso do apoio deles, eu coloco. Isso é normal. A lei diz que eu posso nomear e exonerar a qualquer momento”, afirmou.
Bloco Canário Elétrico desfilou em Camaragibe, neste domingo (17) — Foto: Reprodução/TV Globo

Bloco Canário Elétrico desfilou em Camaragibe, neste domingo (17) — Foto: Reprodução/TV Globo

O chefe do Executivo também disse que não tem medo da repercussão provocada pelo envio dos áudios. “É verdade, realmente. Assumo e eu sou homem público, e eu não me escondo do povo, e vou para o povo na comunidade, e não tenho medo”, declarou.

A cantora e secretária de Assistência Social de Camaragibe, Taty Dantas, afirmou que tem uma carreira de 18 anos na música e que o trabalho na assistência social da cidade é muito importante. “Estou de coração aberto para me dedicar a essa secretaria. Tenho certeza de que vai ser um sucesso”, diz.

O secretário de Educação de Camaragibe e organizador do bloco, Denivaldo Freire, disse que agremiação recebe apoio logístico da prefeitura, como serviços de segurança e de saúde.

“Taty Dantas é uma grande artista e importante para Camaragibe. A participação dela foi franqueada e ela está se apresentando sem receber nada do bloco”, afirmou.

O líder comunitário Josias de Lima, que trabalha na Secretaria de Saúde, disse que recebeu o áudio enviado pelo prefeito — Foto: Reprodução/TV Globo

O líder comunitário Josias de Lima, que trabalha na Secretaria de Saúde, disse que recebeu o áudio enviado pelo prefeito — Foto: Reprodução/TV Globo

Reações

O líder comunitário Josias de Lima, que trabalha na Secretaria de Saúde, afirmou que recebeu o áudio com a convocação para ir para o desfile. “Acho que quem não for para o bloco será demitido”, afirmou.

O ambulante João Lucas Souza também criticou a atitude do prefeito. “Ele quer fazer fama para a noiva dele. Ele não pode obrigar funcionário público a ir para o show dela. É errado, ridículo”, afirma.

OAB

Questionado pela TV Globo sobre a atitude do prefeito Demóstenes Meira, o presidente da OAB em Pernambuco, Bruno Baptista, declarou que o conteúdo dos áudios é muito grave.

Segundo ele, os comissionados não foram chamados para um ato vinculado às funções municipais. “Os funcionários não seriam nunca, em hipótese alguma, obrigados a frequentar uma festa fora do horário de serviço”, disse.

Para ele, é preciso analisar o caso e saber se houve assédio moral. “O Superior Tribunal de Justiça (STJ) possui o entendimento de que o assédio moral caracteriza ato de improbidade administrativa”, disse o presidente da OAB-PE.

Segundo Baptista, o prefeito tem direito ao contraditório e a uma ampla defesa, como todo cidadão. Sobre a nomeação da noiva, o presidente da Ordem aponta que não há, a princípio, nenhum problema.

“É preciso verificar a devida competência para o exercício do cargo e se existem qualificações dos atributos para a ocupação de um cargo tão importante, numa prefeitura”, observou.

Presidente da OAB-PE, Bruno Baptista, disse que vai enviar um ofício ao Ministério Púbçico de Pernambuco — Foto: Reprodução/TV Globo

Presidente da OAB-PE, Bruno Baptista, disse que vai enviar um ofício ao Ministério Público de Pernambuco — Foto: Reprodução/TV Globo

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário