Polo empresarial de Lagoa Grande diversificará fortemente a economia do Vale do São Francisco
O Polo Empresarial de Lagoa Grande já é uma grande realidade! Através da Parceria Público-Privada, uma empresa fez a doação de uma área à Prefeitura, que viabilizou junto ao Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC) e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), a execução do acesso viário e toda infraestrutura.
O acesso viário com recolhimento da BR – 428 foi construído, com isso, falta apenas a instalação da iluminação pública e da rede de abastecimento de água. Os projetos foram enviados para a Neoenergia e para a Compesa e em breve 100% da obra do polo estará concluída, pronta para receber as empresas que inclusive receberam a doação por parte da prefeitura. LEIA MAIS ABAIXO
Com uma diversificação muito grande, oito empresas já estão aptas, em condições de iniciar suas obras. O Polo Empresarial receberá as empresas Dia Distribuição e Importação Afogados Ltda, Carajás Agroindustrial Ltda, Plastpack Ind. e Comércio de Plásticos Ltda, Estofaria Tomasi LTDA, Acqualegria Artefatos de Fibra Ltda, Terra Nobre Brasil Comércio Com Exportação e Importação Ltda, Nanogeo do Brasil – Indústria de Adubos e Compostos Orgânicos Ltda e Logística Broker.
A ação é uma iniciativa do prefeito Vilmar Cappellaro e representa mais desenvolvimento, geração de emprego e oportunidade para quem mora em Lagoa Grande e no Sertão do São Francisco. A diversidade das empresas no polo traz consigo uma nova mão de obra com especialização diferente do habitual, ou seja, 75% dos contratados serão da cidade. Para suprir essa demanda, o município vai trabalhar em parceria com o sistema S, para treinar e capacitar os profissionais que serão contratados.
A projeção é que o Polo Empresarial, com a instalação das empresas, terá na sua fase inicial mais 500 empregos diretos, podendo chegar a 5.000 postos de trabalho indiretamente, através da integração que a maioria das empresas terá com outros cultivos e variedades.
Sendo a Capital da Uva e do Vinho e o segundo Polo Agrícola do estado de Pernambuco, Lagoa Grande é predominante na produção de uvas de mesa e vinífera, porém o Polo Empresarial trará indústrias e empresas de logística para atender um público com mão de obra diferenciada.