Perícia vai apurar rompimento em tubulação, e barragem no CE deve ser estabilizada em 72 horas, diz ministro


O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, afirmou na tarde deste sábado (22) que a pasta estabeleceu um prazo de 72 horas para confirmar a estabilidade da barragem em Jati, que teve um rompimento em um duto. Caso confirmada a segurança, as famílias evacuadas podem retornar às próprias residências. Marinho está na cidade, no extremo sul do Ceará.

“O consenso entre os técnicos é que nas próximas 72 horas nós teremos a estabilidade plenamente restabelecida e a partir daí há a necessidade de se continuar o trabalho para ser restabelecida toda a integridade da barragem como um todo”, afirmou o ministro.

Na tarde de sexta-feira, a tubulação próxima à barragem Jati, na cidade de mesmo nome, rompeu, jorrando água contra a estrutura do reservatório de água. O rompimento da tubulação ocorreu um dia após a abertura da comporta de um canal que recebe água da transposição do Rio São Francisco, evento que contou com a presença do ministro Rogério Marinho.

Estrutura próxima à barragem de Jati, no Ceará, foi estourada após abertura de comporta — Foto: Arquivo pessoal

Estrutura próxima à barragem de Jati, no Ceará, foi estourada após abertura de comporta — Foto: Arquivo pessoal

Temendo dano à estrutura da barragem, duas mil pessoas que moram próximas ao local foram retiradas de casa. A avaliação inicial, no entanto, é de que a contenção do reservatório não foi danificada.

O ministro informou que na tarde do domingo (23) uma nova avaliação da barragem será realizada para averiguar a situação da estrutura.

“A construtora, até as 72 horas, vai nos dar uma condição de normalidade para permitir que as pessoas possam voltar para suas residências. Foi estabelecido esse prazo na nossa expectativa máxima”, completa.

Após o prazo de três dias, caso seja confirmada a estabilidade, as famílias poderão retornar às casas na região.

Causa ainda desconhecida

 

Famílias foram evacuadas após rompimento de tubulação em barragem no Ceará — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

Famílias foram evacuadas após rompimento de tubulação em barragem no Ceará — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

O ministro do Desenvolvimento Regional afirmou também que um laudo vai analisar as causas do rompimento na estrutura e o responsável vai “ressarcir o estado brasileiro”.

“Vamos averiguar qual foi o problema — não se pode fazer afirmação [da causa do rompimento] –, olhar o que aconteceu tecnicamente. Esse laudo é que vai permitir que nós enquanto estado saibamos quem deu causa ao problema. E quem deu causa vai ressarcir o estado brasileiro.”

De acordo com Marinho, com o vazamento houve uma perda de quase 2 milhões de metro cúbicos, mas que a água vazada não foi desperdiçada pois foi escoada no canal do Eixo Norte e está sendo recepcionada na barragem Atalhos, que é a primeira da linha de seis barragens até a divisa com a Paraíba.

Tubulação de barragem rompe no interior do Ceará — Foto: Darlene Barbosa/SVM

Tubulação de barragem rompe no interior do Ceará — Foto: Darlene Barbosa/SVM

O ministro comentou também sobre a continuidade da obra da transposição. “Uma ação importante que deve ser delineada nos próximos dias é a definição do período necessário para recompor, inclusive, o próprio duto para que possa voltar a verter as águas do Eixo Norte. Nós esperamos que nos próximos dez dias tenhamos uma atualização desse tema”, disse Marinho.

O ministro disse ainda que a prefeita de Jati vai providenciar toda a documentação para receber recursos financeiros do Governo Federal para custear gastos como a hospedagem, alimentação, medicamentos etc. das pessoas evacuadas.

“A nossa preocupação é com a segurança das pessoas para permitir que a transposição continue avançando mas com o cuidado necessário, para que os investimentos públicos sejam alocados de forma correta e nós tenhamos a capacidade de retomar o nosso cronograma tanto na parte temporal, quanto na parte física. Para que a nós tenhamos a tranquilidade de afirmar que no próximo ano estaremos concluindo a transposição do nosso São Francisco”, complementou o ministro.

Moradores evacuados

Duas mil pessoas precisaram deixas as residências após um duto da barragem da transposição de águas do rio São Francisco estourar em Jati, no Sul do Ceará, mas não houve registro de feridos. Os moradores que foram retirados de casa afirmaram que levaram um grande susto com o rompimento de uma tubulação e não tiveram tempo de buscar os pertences pessoais nas casas.

A obra onde ocorreu o vazamento faz parte do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco, que foi inaugurado no dia 26 de junho pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

De acordo com o ministério, o vazamento aconteceu na sexta-feira (21) e já foi contido, mas, durante a noite e a madrugada. Os reparos na estrutura começaram a ser realizados neste sábado.

José Cândido conta que precisou sair correndo de casa após o rompimento de tubulação em Jati, no Ceará.  — Foto: Lorena Tavares/SVM

José Cândido conta que precisou sair correndo de casa após o rompimento de tubulação em Jati, no Ceará. — Foto: Lorena Tavares/SVM

O aposentado José Cândido de Oliveira, 75 anos, estava em casa no momento do rompimento e viu as pessoas correndo pelas ruas. José foi levado com a mulher para a casa de familiares após o ocorrido. “Começou um corre-corre. Eu estava em casa, vi na estrada um monte de carro, um monte de gente correndo. A gente saiu de lá porque a gente estava correndo risco, não confiei de ficar lá. A sorte nossa é ter isso aqui(abrigo), se não ‘tava’ na rua. Não deu tempo pegar nada, só os documentos”, lembrou.

O comerciante José Adalto disse que chegou a ver uma casa sendo levada pela força da água. Ele também lamentou o ocorrido e disse que está dividindo um abrigo com familiares, amigos e outros moradores do entorno da barragem. “Nunca imaginei que ia acontecer. Eu pensei que essa barragem era coisa boa pra gente, mas foi coisa ruim. Foi coisa horrível”.

Vazamento

O vazamento ocorreu um dia depois de o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, abrir a comporta que libera água da barragem de Jati para o Cinturão das Águas do Ceará (CAC), um sistema do Governo do Ceará que abastece outras cidades do Ceará, inclusive da Região Metropolitana de Fortaleza.

“O que ocorreu é que a tomada d’água apresentou um vazamento, houve um rompimento. Esse jato d’água todinho é devido à pressão. A preocupação é que esse jato está sendo jogado na ombreira da barragem e tem o processo erosivo, [mas] que aparentemente não afeta a barragem”, disse o secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário