Lula é empossado com entrega da faixa das mãos de criança, indígena, mulher negra, pessoa com deficiência: saiba quem são

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou posse neste domingo (1º), como o 39º presidente do Brasil, em sessão solene do Congresso Nacional. No discurso, de 31 minutos, o presidente defendeu “democracia para sempre”. “Sob os ventos da redemocratização, dizíamos ‘ditadura nunca mais’. Hoje, depois do terrível desafio que superamos, devemos dizer ‘democracia para sempre'”, afirmou.

O presidente declarou ainda que a democracia foi a “grande vitoriosa” das eleições. “Superando a maior mobilização de recursos públicos e privados que já se viu. As mais violentas ameaças à liberdade do povo”, completou. Lula também disse que a mensagem que quer passar ao Brasil é de “esperança e reconstrução”. Veja quem são as pessoas que passaram a faixa para Lula

A grande expectativa da cerimônia era sobre a entrega da faixa, que historicamente é passada pelo presidente antecessor. O ex-presidente Jair Bolsonaro se recusou a passar a faixa e viajou para os Estados Unidos no dia 30.

Como um ato de simbolismo, representantes de grupos sociais e a cachorra “Resistência” subiram a rampa do Palácio do Planalto com Lula e Janja na cerimônia de posse. Os representantes entregaram a faixa de presidente para Lula.

Veja quem são as pessoas que passaram a faixa para Lula:

  1. Francisco, 10 anos, morador de Itaquera
  2. Aline Sousa, 33 anos, catadora
  3. Cacique Raoni, 90 anos
  4. Wesley Rocha, 36 anos, metalúrgico
  5. Murilo Jesus, 28 anos, professor
  6. Jucimara Santos, cozinheira
  7. Ivan Baron, que tem paralisia cerebral
  8. Flávio Pereira, 50 anos, artesão

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário