Liminar autoriza realização de cultos presenciais na igreja Família 61 em Recife durante quarentena

Uma liminar concedida pelo desembargador Alexandre Guedes Alcoforado Assunção, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, na noite da sexta-feira (19), autorizou a realização de atividades presenciais em uma igreja no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, em meio às restrições da quarentena decretada pelo governo estadual para conter o aumento de casos de Covid-19.

A decisão é resultado de um mandado de segurança impetrado pelo pastor Arthur de Araújo Neves Neto e vale apenas para as atividades na igreja Família 61. Procurado pelo G1, o governo de Pernambuco informou, neste sábado (20), que não foi notificado da decisão e, por isso, não iria se manifestar por enquanto.

A quarentena, iniciada na quinta-feira (18) no estado, vai até o dia 28 de março. O estado confirmou, neste sábado (20), 2.107 casos e novas 24 mortes provocadas pela Covid-19, totalizando 329.633 registros da doença e 11.638 óbitos. Na decisão, o desembargador classificou como “questionáveis” os resultados do isolamento mais duro para frear a disseminação da Covid-19 e defendeu o tratamento precoce da doença.

O magistrado classificou como abusiva a suspensão da realização de culto religioso presencial em prédio próprio, acrescentando que “não se trata de desconhecer a situação grave de falta de leitos, mas de não ver na medida suporte constitucional ou científico que a justifique”.

O desembargador também disse que o último decreto do governo de Pernambuco “traz perplexidade” quanto aos setores que estão sujeitos às restrições e defendeu que a realização de evento religioso com as medidas sanitárias adequadas, “não se mostra mais danoso que outras atividades permitidas no decreto”.

G1 tentou contato com o pastor para saber se ele queria se manifestar sobre a ação, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário