Indefinição do MDB gera ambiente de instabilidade para aliados de FBC e Jarbas

Faltando apenas vinte e um dias para a  janela partidária que neste ano ficará aberta entre os dias 7 de março até 7 de abril, período em que deputados estaduais e federais podem migrar para outro partido sem prejuízo da perda do mandato, a indefinição quanto em que mãos ficará o comando do MDB em Pernambuco tem criado um clima de instabilidade para aqueles que pretendem concorrer pela sigla.

Alinhados com o projeto de reeleição do governador Paulo Câmara, os deputados estaduais Ricardo Costa, Tony Gel e Gustavo Negromonte, além do deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Habitação Kaio Maniçoba, se veem diante de uma situação difícil por conta da disputa travada entre o senador Fernando Bezerra Coelho e o vice-governador Raul Henry. Apesar de expressarem publicamente confiança quanto ao comando do partido permanecer sob o domínio de Raul, a dúvida acerca do desfecho devera leva-los a escolher outra sigla para se abrigar, uma vez que esta disputa deverá ultrapassará o limite da janela partidária.

Por sua vez, a incerteza sobre o resultado desta disputa também tem levado aliados do senador Fernando Bezerra a reavaliarem a filiação ao MDB, mesmo FBC garantindo-lhes que ficará com o comando da sigla. Um pré-candidato a deputado estadual ligado a Fernando que já expressou preocupação em relação a este imbróglio foi o ex-prefeito de Belém do São Francisco Gustavo Caribé, que já antecipou que escolherá outra sigla para concorrer em 2018.

Devido a grande instabilidade quanto ao resultado final desta disputa, entre as certezas que existem até então é que o senador Fernando Bezerra está decidido a ultrapassar o período da janela partidária para brigar pelo comando da sigla, pois ele é o único que pode se dar ao luxo de não concorrer às eleições deste ano caso perca a parada, uma vez tem mais quatro anos no Senado pela frente.

No entanto, Jarbas e Raul parece estarem dispostos a ir adiante com a briga. Caso isto se configure, estaremos perto de testemunhar um confronto que abaterá ao menos uma liderança de grande expressão no Estado antes mesmo da eleição acontecer. Fernando Bezerra ou Jarbas e Raul? Façam suas apostas! (Ponto de Vista)

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta