Falta de transporte escolar deixa alunos na bronca com a prefeitura de Dormentes; em nota, assessoria diz que o problema será resolvido até a próxima semana

Pais e mães moradores de Dormentes, Sertão do São Francisco, estão preocupados com a vida escolar dos respectivos filhos. A falta de transporte escolar tem prejudicado estudantes da rede estadual que moram no interior do município. A redação do Blog do Everaldo recebeu uma denúncia que a falta de pagamento do transporte escolar tem prejudicado os alunos da Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, distrito de Lagoas.

“As aulas começaram no dia 8 de fevereiro e até agora a prefeitura de Dormentes não fez nenhum pronunciamento sobre o retorno dos transportes, a única coisa que nos passaram foi que a previsão é que os transportes voltem apenas no dia 3 de março, quando as aulas do município voltarem”, desabafou uma aluna.

De acordo com o relato da estudante, a maioria dos estudantes da Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, distrito de Lagoas, interior de Dormentes, são da zona rural, ou seja, dependem exclusivamente do transporte escolar. “Muitos alunos estão sendo prejudicados! Não teve um pingo de planejamento por parte da gestão, nós como alunos ficamos muito chateados com essa situação. Não temos culpa se a prefeitura não pagou as contas, queremos que a situação seja resolvida o quando antes”, concluiu a aluna.

Segundo a estudante, no município só está tendo os ônibus do programa federal (os amarelos), mas os mesmos não cumprem todas as rotas. O Blog do Everaldo entrou em contato com a prefeitura de Dormentes que respondeu dizendo que até a próxima semana a frota de ônibus vai estar em sua totalidade atendendo os estudantes. Veja a nota na íntegra logo abaixo.

NOTA PREFEITURA DE DORMENTES:

A Prefeitura de Dormentes, por meio das Secretarias de Educação e Saúde, informa que diante da baixa procura pela vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos optou por adiar o retorno às aulas da rede municipal. O retorno estava previsto para o dia 8 de fevereiro, mas até a data, apenas 16% das crianças estavam vacinadas. O assunto também foi discutido durante a reunião mensal do Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe Pernambucano (Cisape), que abrange 13 municípios da microrregião, onde todos os gestores optaram por retardar o retorno do ano letivo para março, como estratégia para que o maior número de crianças estejam imunizadas e assim a escola seja um ambiente seguro para todos.

O município vem realizando a vacinação diariamente, além de campanhas educativas para promover a importância da vacinação. Atualmente 53% das crianças já receberam a primeira dose do imunizante.

TRANSPORTE REDE ESTADUAL

Em relação ao transporte dos estudantes das escolas estaduais, a Prefeitura destaca que a rede estadual de ensino não é de responsabilidade do município, sendo coordenada pela VIII Gerência Regional de Educação (GRE), que foi comunicada com antecedência sobre o adiamento das aulas da rede municipal, mas optou por dar início ao ano letivo da rede estadual na data marcada, a partir do dia 3 de fevereiro.

O município esclarece que tem ajudado no transporte dos estudantes da rede estadual, mas infelizmente, no momento não consegue atender 100% das rotas, já que existe uma demanda reprimida de carros. O município reforça que está tentando solucionar o problema, com licitação de novos veículos e atualização do levantamento das rotas. A equipe da educação está toda empenhada em regularizar essa situação num esforço conjunto com o estado, para atender os alunos do ensino fundamental e médio e que até a próxima semana a frota de ônibus vai estar em sua totalidade atendendo os estudantes.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano e em Matemática, pela Faculdade Prominas - Montes Claros. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com a Pedagoga Amanda Scarpitta e pai de duas filhas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário