Ex-secretária Alexsandra Almeida comenta sobre o acidente com a equipe da Assistência Social de Lagoa Grande. 

Ontem no final da tarde estava em reunião de trabalho quando me deparei com uma notícia do blog do Everaldo de um acidente com profissionais que trabalham no sistema único de assistência social do nosso município de Lagoa Grande – PE, recebi essa notícia com muita tristeza.

Sou uma das precursoras na implantação do SUAS em Lagoa Grande e em nosso estado, o SUAS tem como princípio a efetivação da Política e superação das condições precárias presentes no Trabalho Social.

O Trabalho Social na área da Assistência Social é fundamental pois seu profissional é o seu principal recurso, ao favorecer a valorização do outro, o trabalhador do SUAS assume uma postura política, pois busca a mudança não somente de alguns aspectos da vida de um sujeito, como a provisão de necessidades básicas. Busca mudanças na vida desse sujeito e do mundo em que se vive.

A qualidade dos serviços socioassistenciais depende da estruturação do trabalho, da qualificação e valorização dos trabalhadores atuantes no SUAS.” (NOB-RH/SUAS), para garantir que o usuário tenha a segurança de: Acolhida, Convívio e Meios para o desenvolvimento de autonomia.

Mais esse acidente de hoje monstra que os profissionais do SUAS no exercício diário de sua profissão viabilizam o direito de seus usuários, MAIS quem garante o seu direito? Com salários insignificantes, falta de condições de trabalho e a principal falta de segurança que faz com que profissionais exerçam o papel de técnicos e motorista.

Até quando vamos ver fatos como o que ocorreu ontem?

 Alexsandra Almeida Ex-secretaria Assistência social

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano e em Matemática, pela Faculdade Prominas - Montes Claros. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com a Pedagoga Amanda Scarpitta e pai de duas filhas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Josival disse:

    Ainda há quem me chame de antiprofissinal….lamentável!

Deixe um comentário