Diretório Estadual do MDB descarta coligação com o PSDB de Raquel Lyra; ‘Não tem nenhuma possibilidade’, afirmou Henry

(Foto de Isael Cordeiro cedida ao Blog do Everaldo)

A exigência do PSDB de apoio do MDB em disputas regionais para avaliar a senadora Simone Tebet (MS) como o nome da terceira via na disputa presidencial enfrenta resistência nos três Estados em que tucanos esperam a adesão dos emedebistas. Líderes do MDB dizem que é inviável unir as legendas em Pernambuco, onde o MDB é coligado com o PSB, e em Mato Grosso do Sul, Estado de Simone. Uma negociação é admitida apenas no Rio Grande do Sul.

Em entrevista ao Estadão, o presidente do PSDB, Bruno Araújo, afirmou que a coligação com Simone – embora o ex-governador João Doria tenha desistido da pré-candidatura e aberto caminho para a união de tucanos, MDB e Cidadania em torno da senadora, depende de concessões. O presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi, intensificou a articulação após as declarações de Araújo. Continue lendo após a publicidade

O anúncio da aliança estava previsto inicialmente para terça-feira passada. As diferenças regionais, entretanto, empurraram para quinta-feira da próxima semana uma reunião da executiva tucana para deliberar a questão. Uma ala do PSDB ainda aposta em candidatura própria.

O deputado federal Raul Henry, presidente do MDB pernambucano, disse que o partido não vai apoiar Raquel Lyra, pré-candidata a governadora pelo PSDB. “Não tem nenhuma possibilidade”, afirmou. No Estado, o MDB estará com o deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE) na sucessão do governador Paulo Câmara. Henry foi vice-governador durante o primeiro mandato de Paulo Câmara.

DIFICULDADE

De acordo com o emedebista, Baleia Rossi está ciente da impossibilidade de aliança com os tucanos. “Nossa construção política foi feita toda com o conhecimento da direção nacional do partido. Não acho justo que essa condição seja imposta”, afirmou. “Temos uma participação no governo do Estado e na prefeitura do Recife.”.

Em Pernambuco, Estado de Bruno Araújo, os tucanos também avaliam que uma composição será difícil.

Fonte: O Estado de São Paulo

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário