Defesa Civil de Lagoa Grande está em alerta para o aumento na vazão da Barragem de Sobradinho; órgão fez vistoria às margens do Velho Chico
Após o anúncio que a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) aumentaria a vazão da água da barragem do Sobradinho, para 4000 m³/s, até o próximo dia 24, o prefeito de Lagoa Grande reuniu seu time de secretários e a Defesa Civil Municipal para tratar das ações de prevenção e preservação da população ribeirinha.
A Defesa Civil, as secretarias de Assistência Social, Agricultura, Educação e Governo, e o legislativo, representado pelo vereador Fernando Angelim, percorreram quase 30km às margens do Rio São Francisco e das Ilhas do Pontal e do Sr. Louro, essa última mais conhecida como Ilha do Buraco da Cachorra. O grupo analisou as áreas de riscos existentes em toda extensão do rio, no território municipal, e quais serão as possíveis ações, caso aconteça alguma inundação.
De acordo com Erioneide Izabel da Silva, da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil, a vazão com esse volume não era praticada desde 2009. “Nessa vistoria encontramos alguns pontos críticos e que precisam da nossa atenção. Conversamos com os moradores e deixamos todos sobre alerta, e, caso percebam o aumento anormal do nível da água, entrem em contato com a Defesa Civil o mais rápido possível’, orientou a coordenadora.
Outra situação preocupante analisada pelo grupo é a instalação das bombas para captação de água de vários agricultores. Segundo avaliação da Defesa Civil, os agricultores precisam de muita atenção ao manusear os equipamentos, água e energia elétrica podem ocasionar acidentes. “Por determinação do nosso prefeito estaremos apostos a situação, visando a segurança dos moradores da área ribeirinha. Qualquer anormalidade, liguem ou mandem uma mensagem (WhatsApp) para a Defesa civil, através do nº 87 – 98101-0037”, alertou.
ASCOM – PMLG