Coronavírus: Aulas suspensas, restrição a serviços; veja o que abre e fecha em Lagoa Grande após medidas contra a pandemia. (Atualizado)

Educação: o funcionamento de escolas das redes pública e privada foram suspensos desde o dia 18 de março, para esfera estadual, através de um decreto do governador Paulo Câmara. Já as aulas na rede municipal foram suspensas também no dia 18/03/2020 a 31/03/2020. As creches (CMEIS) teve uma recomendação diferenciada foram suspensas no dia 20/03/2020 até 31/03/2020. (Decreto de Nº 013).

Comércio e sistema bancário: Suspensão, desde o dia 21/03/2020, das atividades nos bares, lanchonetes, restaurantes, sendo permitido apenas, a realização de entrega em domicílio; os salões de beleza, barbearia e cabeleireiros também estão com os serviços suspensos. Há também uma recomendação para que supermercados, mercados atacadistas e bancos, limitem a entrada de clientes em 30 (trinta) pessoas de cada vez, de modo a evitar aglomerações, devendo controlar através de senhas numeradas de 1 a 30. (Decreto de Nº 014).

Já o Decreto de Nº 016 suspende o funcionamento de todos os estabelecimentos de comércio do município, exceto os seguintes estabelecimentos: supermercados, padarias, mercados, lojas de conveniências, lojas de defensivo e insumos agrícolas, farmácias, postos de gasolinas, casa de ração e deposito de gás e demais combustíveis.

Feira Livre: desde de 21/03/2020, o funcionamento de todas as feiras públicas e vendas ambulantes realizadas no âmbito do território deste Município de Lagoa Grande/PE está suspenso. (Decreto de Nº 014).

Saúde: Na prefeitura de Lagoa Grande está proibida a concessão de férias a profissionais de saúde, assim como a concessão de licenças para trato de interesse particular. Desde o dia 20/03/2020 todas as Unidades Básicas de Saúde do município de Lagoa Grande/PE estarão funcionando prioritariamente para atendimentos de pessoas sintomáticas respiratórias e urgências; A vacinação para febre amarela será limitada a 15 (quinze) doses por unidade de saúde. Com os seguintes dias: PSF 01 – terça-feira; PSF 04 – quarta-feira; PSF 05 – quarta-feira; PSF 06 – quinta-feira. (Decreto de Nº 013 e 014).

Cultura e esporte: O governo do estado decretou a proibição de eventos com público superior a 50 pessoas. Em Lagoa Grande, o prefeito suspendeu todos os eventos públicos e particulares, sejam eles de caráter cultural, religioso, comemorativo ou recreativo. Também foi suspenso, desde o dia 21/03/2020, o funcionamento do Ginásio de Esportes, Campos de Futebol, Quadras de Futsal e Quadras de Society. (Decreto de Nº 013 e 014)

Turismo: A balsa e pequenas embarcações que realizam a travessia tendo como ponto de apoio o cais em Vermelhos, poderão continuar com suas atividades, porém foi limitado o fluxo de 30 pessoas na balsa e 4 nas pequenas embarcações. (Decreto de Nº 015). Segundo informações passadas a nossa redação, a empresa Rio Sol também suspendeu sua atividade de visitação.

Serviços: Um decreto do governo determina que o atendimento presencial prestado por órgãos estaduais deve ser substituído por atendimento remoto. Nesse caso, os serviços na Celpe, Compesa e Detran devem adotar essa medida. O Tratamento Fora de Domicílio – TFD está suspenso, com exceção dos casos de extrema necessidade, como quimioterapia, radioterapia e hemodiálise. (Decreto de Nº 014).

Os funcionamentos de todos os estabelecimentos de prestação de serviços também estão suspensos, exceto: os serviços essências à saúde, como médicos, clinicas e hospitais, serviços de abastecimento de agua, gás, energia, telefonia e internet, clinicas, hospitais veterinários, lavandeiras, serviços de segurança, limpeza higienização, vigilância, hotéis e pousadas, com atendimento restrito aos hóspedes. No caso dos transportes coletivos, será acompanhado diariamente com diminuição de passageiros por viagens, com procedimentos de higienização no interior dos veículos. Já os mototaxistas deverão também adotar medidas para a devida higienização dos passageiros. (Decreto de Nº 016 )

Órgãos públicos: o atendimento Jurídico na Assistência Social, Visitas Domiciliares do Programa Criança Feliz, Emissão de Documentos pessoais (RG, Reservista e Carteira de Trabalho), salvo os casos que disponham de prazo e urgência; O CRAS SEDE, CRAS VERMELHO, CREAS e CADÚNICO funcionarão, no horário de 08h as 14h, para atendimento das famílias mais necessitadas, não sendo permitida a realização de visitas, salvo casos de extrema necessidade. Recomendação quanto à suspensão de visitas a paciente internados no Hospital Municipal José Henrique de Lima – HMJHL. (Decreto de Nº 013 e 014). A câmara de vereadores também suspendeu a sessões ordinárias.

Religião: estão suspensos todos os eventos públicos e particulares, sejam eles de caráter cultural, religioso, comemorativo e recreativo. (Decreto de Nº 013)

Para ter acesso ao Decreto de Nº 16 basta clicar aqui.

Compartilhar:

Everaldo

Licenciado em Física, professor Ensino fundamental e médio e casado com Amanda Scarpitta. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo tem como foco, informação com responsabilidade e coerência.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta