Baixa procura dos lagoagrandenses pelo recadastramento biométrico é preocupante!

O baixo comparecimento de moradores de Lagoa Grande para fazer o cadastramento biométrico preocupa a chefe do Cartório Eleitoral de Lagoa Grande. Segundo João Batista Gomes de Souza Junior, o comparecimento dos eleitores continua muito aquém das expectativas. O cartório esperava já ter feito o cadastramento de 80% dos eleitores, mas apenas pouco mais de 13.065 eleitores, uma cerca de 64% tiveram a situação regularizada.

“Até o dia 18 de novembro, 13.065 eleitores, 64% dos eleitores de Lagoa grande regularizaram sua situação. Com 20.166 eleitores na cidade, a margem da justiça eleitoral é que pelo menos 80% dos eleitores façam a biometria, mas a procura está muita baixa e esperamos que em dezembro esse número aumente, visto que o prazo está se esgotando”, disse João Batista.

O chefe do Cartório ainda disse que a procura não atende um terço da meta proposta pela justiça eleitoral. Caso os eleitores não regularizem a situação, os mesmos serão penalizados, como os títulos serão cancelados, não poder votar, não terão direito a renovação de benefícios sociais, não poderão ingressar em universidades e outras penalidades.

O blog do Everaldo também conversou com chefe do cartório sobre uma provável parceria entre a câmara de vereadores e o órgão para disponibilizar atendimentos aos sábados.  “Foi proposto um sábado de experiência, se nesse sábado a demanda for boa, a justiça eleitoral vai se comprometer em funcionar pelo menos dois sábados por mês, até o final de revisão da biometria. Estamos aguardando o tribunal definir o sábado de experiência, pois dependemos da informática do tribunal para funcionar e termos suporte, caso aconteça algum imprevisto.”

João Batista disse que é bom os eleitores comparecerem o quanto antes, e deixar a revisão biométrica para a última hora será uma péssima escolha, visto que o cartório não terá demanda de pessoal para atender muita gente ao mesmo tempo.

O cartório eleitoral de Lagoa Grande suporta atender uma média de 90 pessoas por dia, mas a procura está sendo apenas de umas 30 pessoas. Vale destacar que o ano está acabando e o prazo de revisão não será prorrogada em hipótese alguma.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário