Ações voltadas para o Dia da Mulher em Lagoa Grande foram iniciadas pela Assistência Social

O Serviço de convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV, com o apoio da Assistência Social e Prefeitura Municipal de Lagoa Grande, iniciou as ações voltadas para o dia da mulher. É de sua importância saber que o Dia Internacional da Mulher existe, enquanto data comemorativa, como resultado da luta das mulheres por meio de manifestações, greves, comitês etc.

Essa mobilização política, ao longo do século XX, deu importância para o 8 de março como um momento de reflexão e de luta. A construção dessa data está relacionada a uma sucessão de acontecimentos em que gerou várias mortes. Apesar disso, notamos que a sociedade se revela, ainda, machista e preconceituosa. Sempre estamos escutando piadinhas como: “lugar de mulher é na cozinha, mulher no trânsito perigo constante.”

Enquanto a ação era realizada, algumas mulheres relatavam algum tipo de violência com uma vizinha, amiga, um aluno que chegou chorando na escola porque seu pai tinha batido na mãe. Hoje temos a Lei Maria da Penha cujo o objetivo principal é estipular punições adequadas e coibir atos de violência contra a mulher.

O objetivo principal do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV com essa ação é esclarecer os tipos de violência contra mulher, para que o histórico de feminicídio e agressões:

  • Física: são os tapas, empurrões socos, chutes, entre outras;
  • Psicológica: são os insultos constantes, humilhação, desvalorização, isolamento dos amigos, privação arbitrária de liberdade de ver seus familiares;
  • Patrimonial: reter seu dinheiro, destruir ou ocultar seus bens, não permitir que a mulher trabalhe;
  • Moral: caluniar, difamar, injuria;
  • Sexual: pressionar a fazer sexo e exigir praticas que a mulher não gosta, negar o direito de usar contraconceptivos.

Todos devem ficar atentos, violência contra mulher é assunto de saúde pública, por isso não se cale, denuncie e se proteja. A ação social foi realizada em vários estabelecimentos comerciais do centro de Lagoa Grande.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário