Audiência pública na Câmara dos Deputados vai debater a outorga do Título de ‘Capital Nordestina da Uva e do Vinho’ a Lagoa Grande

No dia 21 de outubro Lagoa Grande viverá um momento importante em sua história. A  Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, vai realizar uma audiência pública para debater o Projeto de Lei nº 1.125/2025, de autoria do deputado federal Fernando Monteiro, que confere ao Município de Lagoa Grande, no Estado de Pernambuco, o título de ‘Capital Nordestina da Uva e do Vinho’.

Na justificativa do Projeto, o deputado federal Fernando Monteiro destacou que a concessão do título de ‘Capital Nordestina da Uva e do Vinho’ a Lagoa Grande fortalecerá a identidade vitivinícola do município, incentivará investimentos no setor e promoverá o desenvolvimento econômico e turístico da região.

Foto: Isael Cordeiro

Em outro trecho do documento, o parlamentar lembrou que a Assembleia Legislativa de Pernambuco concedeu a Lagoa Grande o título de ‘Capital Pernambucana da Uva e do Vinho’, reconhecendo a importância do município para o estado e que o município de Lagoa Grande destaca-se como um dos principais polos vitivinícolas do Brasil.

Monteiro disse que Lagoa Grande abriga cinco das oito vinícolas do Vale do São Francisco, sendo responsável por uma produção anual de aproximadamente 20 milhões de litros de vinhos, sucos e espumantes. A produtividade de uvas no município é notável, alcançando 47 toneladas por hectare, superior à média nacional de 19,4 toneladas por hectare.

A realização da audiência pública, que vai acontecer às 14h30 do dia 21/10, na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, atende o requerimento nº 179/2025 de autoria do Deputado Coronel Meira, relator da proposta. No documento, Meira convidou a prefeita de Lagoa Grande, Catharina Garziera, o vice-prefeito, Olavo Marques, os prefeitos de Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, Simão Durando e George Duarte, o ex-prefeito e empresário, Vilmar Cappellaro, o Secretário de Governo, empresário da vitivinicultura e enólogo, Jorge Garziera, a ex-prefeita Rose Garziera, o chefe de gabinete, Sérgio Martins, o Secretário Especial de Representação Brasília, Valman Rivas, o vereador Mantena, presidente, e a vereadora Werliane Araújo.

Além da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, a proposição do deputado Fernando Monteiro está sujeita à apreciação conclusiva pelas Comissões de Turismo e Constituição e Justiça e de Cidadania. CLIQUE E VEJA A PAUTA

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano e em Matemática, pela Faculdade Prominas - Montes Claros. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com a Pedagoga Amanda Scarpitta e pai de duas filhas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário