‘Divisor de águas’: O peso de Lula no processo eleitoral de Pernambuco

O presidente Lula (PT) veio a Pernambuco nesta sexta-feira (13) e visitou a fábrica do Aché Laboratórios Farmacêuticos, que fornece insumos ao Sistema Único de Saúde (SUS). A governadora Raquel Lyra (PSD) e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), também estavam no local e acompanharam o presidente.

A visita no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, chamou atenção, Lula reuniu os adversários João Campos e Raquel Lyra no mesmo espaço. A visita ocorre em um momento de divisão no diretório estadual petista quanto a Lula apoiar Campos ou a governadora Raquel Lyra na corrida pelo Executivo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avalia se manter neutro na disputa entre João Campos e Raquel Lyra. Nos bastidores, há o entendimento de que o caminho natural no estado é que Lula apoie, mas petistas admitem, no entanto, que discussões com o PSD nacional sobre a possibilidade de apoio à reeleição de Lula podem embaralhar a eleição em Pernambuco.

Aliados de Raquel Lyra acreditam que a aproximação na pesquisa fortalece o discurso da ala petista que defende que Lula a apoie. Ela esteve com o petista no início do mês e planeja utilizar o investimento na área de segurança pública para rivalizar com Campos.

Lula se articula para maximizar seus votos em seu Estado de origem e todo mundo sabe que vai ser uma disputa apertada, assim como a nacional, e com muitos ataques duros. Ou seja, será uma disputa polarizada entre Lyra e Campos.

O cenário em Pernambuco ainda é considerado em aberto e o PT de Lula vê necessidade de mais conversas. Do lado de João Campos, aliados avaliam que é muito difícil o petista se manter neutro e que Lula já sinalizou por diversas vezes que estará com o prefeito. Do lado de Raquel Lyra, aliados afirmam que as conversas são boas, que Lula quer ter os dois palanques e que teria sinalizado que não iria a Pernambuco no primeiro turno.

O resumo da ópera é: João pleiteia ser o único candidato do presidente no pleito estadual, enquanto a governadora pede que Lula fique neutro na disputa. O peso de Lula no processo eleitoral de Pernambuco será o divisor de águas.

 

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano e em Matemática, pela Faculdade Prominas - Montes Claros. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com a Pedagoga Amanda Scarpitta e pai de duas filhas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário