Dança das cadeiras: Ademar Nonato pede exoneração do cargo de secretário e volta para Câmara de Vereadores; veja quem assume a vaga

O secretário de Infraestrutura, Ademar Nonato (MDB), pediu exoneração do cargo e volta assumir a sua cadeira parlamentar na Câmara de Vereadores de Lagoa Grande. A exoneração de Ademar da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente, foi publicada na portaria 431, do Diário Oficial dos Municípios do Estado de Pernambuco, edição 3905, desta quarta-feira (13/08). Nonato foi eleito com 1.407 votos e estava no posto de secretário desde o dia 1 de janeiro.
Com o retorno de Ademar à Casa Legislativa, o suplente Fernando Angelim perdeu a cadeira de vereador. Nem o secretário e nem o Poder Executivo lagoa-grandense, explicaram, até o momento, as causas do pedido de exoneração. Porém, segundo informações, Ademar e Fernando, ambos do MDB, vinham travando uma celeuma ferrenha através de troca de áudios nos grupos de WhatsApp. O vereador Ademar Nonato assume sua cadeira na Sessão Ordinária nesta quinta (14).
Fernando Angelim na política
Fernando Angelim disputou quatro eleições, foi eleito em duas e perdeu nas outras. Em 2012 e 2016 disputou o pleito pelo PPS, perdeu a primeira e na segunda foi eleito com quociente eleitoral. Em 2012 Fernando teve 375 votos, já em 2016, foram 486.
Nas duas eleições seguintes, 2020 e 2024, Angelim disputou pelo MDB e manteve o mesmo rendimento, ou seja, ganhou uma e perdeu a outra. Em 2020 foi eleito por média, com 549 votos. Já em 2024 não teve êxito na disputa e perdeu a cadeira. Nesta ocasião, Fernando teve 539 votos, ficou como suplente e assumiu a vaga deixada por Ademar em janeiro.
Quem assume a secretaria?
Ainda segundo a portaria 432, disponível no Diário Oficial de hoje, a senhora Maria Kaline Costa da Silva, servidora efetiva do município, foi nomeada ao cargo de Secretária de Infraestrutura e Meio Ambiente e assume a vaga deixada por Ademar.
