Nota de esclarecimento do Sintelag

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Lagoa Grande – PE SINTELAG, diante da notícia veiculada em site oficial do município acerca do aumento salarial com o percentual de 10,06% para os professores da rede municipal, vem a público prestar alguns esclarecimentos:
Em primeiro lugar, este sindicato manifesta sua total discordância com percentual proposto pelo município que se mostra bem distante do valor merecido pela classe e estabelecido pela Lei do Piso.
Esclarecemos que esta instituição sequer recebeu ainda uma proposta de reajuste de maneira formal dos representantes do poder executivo em reunião realizada ontem (31 de março ).
Isto porque na referida reunião, após intervenção dos membros deste sindicato, constatou-se que a proposta apresentada pela Secretaria de Educação do Município e Poder Executivo desrespeitava a Lei nº 11.738/2008, ou seja, a Lei do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica.
Com a interpelação do sindicato, os representantes do poder executivo alegaram suposto erro na tabela que continha os valores salariais reajustados e informaram sobre a necessidade de reapresentar a planilha no dia de hoje, 1º de abril, fato que até o momento não aconteceu.
Lembramos também que esse será o primeiro ano desde a criação da Lei do Piso em 2008 em que os professores de Lagoa Grande não terão o reajuste conforme o percentual definido, caso essa proposta passe pela aprovação da Câmara Municipal.
Assim, este sindicato aguarda até o momento pela apresentação formal da proposta da gestão municipal, de modo a possibilitar a sua apresentação à categoria, reforçando seu compromisso com a transparência e luta incessante pelos direitos da sua classe.
