Taxa de iluminação pública: Vereadores vão cobrar do prefeito Dhoni uma prestação de contas dos valores arrecadados.
Na sessão de ontem, 17, na Câmara de Vereadores de Lagoa Grande, foi aprovado por unanimidade, o requerimento nº 03/2016, que cobra explicações do chefe do executivo para a prestação de contas de todo o valor arrecadado pelo gestor público com a taxa de iluminação pública cobrada da população, desde que foi instituída em junho/julho de 2014.
Segundo o proponente, vereador Dr. D’Iolanda “De lá para cá, desde que foi criada, o chefe do executivo nunca prestou contas, nós não sabemos, a população de Lagoa Grande não sabe por exemplo: Quanto está sendo arrecadado? Onde estão sendo aplicados estes recursos? Que não são poucos, e, por quais motivos, até hoje a cidade continua com vários lugares ás escuras? O Prefeito Dhoni Amorim tem que prestar contas. Ou será que a população não merece as explicações?” acrescentou o vereador.
O requerimento, em forma de abaixo assinado, assinado por todos os vereadores, situação e oposição, traz as seguintes indagações: 01 – A prestação de contas requer desde o seu início de sua implantação; os fins que estão sendo usadas as mesmas até a presente datas. 02 – Detalhamento de contas com extrato mensal mês a mês anexadas.
Segundo Iolanda, o regimento interno dá esta prerrogativa a Câmara, e isto faz-se necessário para que a casa possa desempenhar suas funções constitucionais de fiscalização dos atos do executivo no que se refere, a arrecadação municipal.
Embora haja a preocupação dos vereadores com a prestação de contas, o referido requerimento, não deixa claro prazo para o chefe do executivo se manifestar. Segundo o vereador, o prazo regimental para a resposta é de 15 dias a contar de hoje.
Jornal do Sertão.