Mesmo diante da Pandemia Lagoa Grande, atinge 100% da meta da Busca Ativa Escolar – BAE do Selo UNICEF de prevenção a evasão escolar

A Busca Ativa Escolar (BAE) é uma plataforma digital criada pelo Selo UNICEF que muito tem auxiliado os municípios do Sertão do Vale do São Francisco, em Pernambuco, a combater a evasão escolar, dentre eles Lagoa Grande. Sabe-se que em função da Pandemia do COVID-19 as aulas presenciais foram suspensas desde março/2020, sendo substituídas pelas aulas remotas, onde se identificou a dificuldade do amplo acesso à internet a todos os alunos da rede de ensino local, bem como a desmotivação para os estudos. Diante dessa crise direcionou-se o foco para o esforço em manter os alunos interessados nas aulas. Assim, aprimorou-se a plataforma da (BAE) com novos formatos de frequência e oficinas de orientações sobre ações integradas entre as secretarias de educação, assistência social e saúde, estimulando o aluno a permanecer ativo, “dentro” da escola, prevenindo e mitigando o abandono e a evasão escolares.

Para a articuladora municipal do Selo UNICEF, a psicóloga Mônica Cruz, “foram realizados esforços conjuntos entre os agentes de saúde comunitários (SESAU), professores, gestores, coordenadores (SEDUC) e equipes do CADÚNICO e do CRAS (SAS), para buscar e assistir aos alunos de modo a ajudá-los a superar suas dificuldades específicas no atual contexto do distanciamento social”. A coordenadora operacional da Busca Ativa Escolar de Lagoa Grande/PE, Profª Claudiana Figueiredo destacou “No início do ano, antes da quarentena, o percentual da BAE estava distante da meta, mas na primeira quinzena de outubro/2020 atingiu os 100% em pleno período da Pandemia do COVID-19”.

A Secretária de Educação, Profª Fabiana Ribeiro, comemorou o feito enaltecendo o trabalho de todos os profissionais envolvidos diretamente, dando destaque aos professores, que não mediram esforços para atuar diretamente para evitar a evasão escolar no município. “Temos que agradecer muito aos nossos professores que são parceiros, mesmo nesse período adverso de Pandemia têm mostrado que a educação está avançando de forma digital, através de todos os nossos canais disponíveis no município”, sentenciou Fabiana.

A secretária de assistência social, Profª. Eliene Nery Martins, enfatizou a colaboração das equipes do CRAS e CADÚNICO razão pela qual está muito feliz por alcançar a meta antes do prazo final estipulado pelo Selo UNICEF. Através de um poema, a profª Claudiana, fez um agradecimento ao Selo UNICEF, especialmente, aos técnicos que se debruçaram no trabalho da Busca Ativa Escolar no município.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano e em Matemática, pela Faculdade Prominas - Montes Claros. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com a Pedagoga Amanda Scarpitta e pai de duas filhas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário