Mais de 900 mil brasileiros não sacaram abono do PIS/PASEP. 7 são de Lagoa Grande
Em Pernambuco, mais de 17 mil pessoas ainda não sacaram o abono salarial do PIS/Pasep, referente ao ano base de 2014. O benefício de R$ 880 pode ser retirado até o dia 29 de dezembro por quem trabalhou pelo menos dois meses com carteira assinada em 2014, com vencimento mensal médio de até dois salários mínimos. O prazo para saque termina hoje (29). No estado, 28.207 pessoas tinham direito ao abono, das quais 10.512 retiraram o benefício até o dia 29 de novembro.
Segundo o ministério, é comum os atendentes bancários pensarem que se trata do benefício referente a 2015 e, após checar os dados do trabalhador, informar que ele não tem direito ao saque. Nesse caso, a orientação é explicar que se trata do abono salarial do ano-base 2014. Caso ainda assim os dados não sejam localizados, é possível pedir para fazer uma atualização cadastral no próprio banco.
Se somados, todos os benefícios não sacados chegam a R$ 15,5 milhões. Para saber se tem direito ao abono, trabalhador deve informar o número do CPF ou do PIS/Pasep e data de nascimento no portal portal do Ministério do Trabalho. Também é possível se informar pelo telefone 0800.726.02.07 e pela Central de Atendimento Alô Trabalho, do Ministério do Trabalho, pelo número 158.
Para conferir a lista completa abra o link: Abono Salarial.
O superintendente regional da Caixa, Paulo Nery, explicou que quem é correntista da Caixa já teve o abono creditado. Quem não é, precisa ir a uma agência da rede, como casas lotéricas, e fazer o saque do benefício. “É importante lembrar que o PIS e o Pasep são pagos de acordo com as informações prestadas pela empresa empregadora. Caso a empresa não tenha informado os dados corretamente, o trabalhador deve procurar o setor de Recursos da própria instituição, para regularizar-se”, disse.
Os dados sobre os empregados devem ser informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Como no dia 30, data-limite para o saque, não haverá expediente bancário, quem possui Cartão Cidadão com senha registrada pode sacar o dinheiro em caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal e em casas lotéricas.
Os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, devem procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800.729.00.01.