TRE-PE inclui na lista de gestores com contas julgadas irregulares pelo TCE-PE o ex-secretário de saúde, Severino Ferreira, pai do atual vice-prefeito
Nessa segunda-feira, 23, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) divulgou a lista dos gestores e ex-gestores com contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). Na relação estão os nomes de mais de 1000 pernambucanos que tiveram as contas rejeitadas no exercício do cargo ou funções públicas. Entre os nomes incluídos consta a do ex-secretário de saúde de Lagoa Grande, Severino Ferreira Santos, que atual como gestor da saúde no município na gestão da ex-prefeita Rose Garziera.
De Lagoa Grande, além de Severino Ferreira Santos, pai do atual vice-prefeito, Ítalo Ferreira, o TRE- PE incluiu os nomes de Maria Creuza da Silva Olímpio e Ranilson Guilherme Duda. Ambos tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas julgadas irregulares, por decisão irrecorrível, nos 08 (oito) anos anteriores ao pleito de 07/10/2018.
De acordo com o TRE-PE, a lista do TCE é divulgada para deixar os eleitores informados e ainda subsidiar pedidos de impugnação de candidaturas, podendo causar a inelegibilidade. Muitas das contas foram rejeitadas por falta de prestação de contas; gestão ilegal, ilegítima ou abusiva do dinheiro público; dano ao erário e inobservância da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
A lista completa pode ser acessada aqui.