VÍDEO: Baleia engole e solta jovem que andava de caiaque no Chile: ‘Achei que fosse uma onda’
Poucas pessoas são engolidas por uma baleia e sobrevivem para contar a história. O chileno Adrián Simancas, 23, é uma delas.
O jovem e seu pai tentavam fazer uma travessia em um canal no extremo sul do continente a bordo de packrafts, uma espécie de caiaque inflável, nas águas geladas próximas da Terra do Fogo.
Ver essa foto no Instagram
Eles haviam saído da baía El Aguila, 70 km ao sul de Punta Arenas. “Estávamos planejando ir para a Ilha de Nassau, mas tivemos que cancelar a viagem por causa do encontro com a baleia, já que perdi meu remo”, contou Simancas, ao jornal “La Prensa Austral”. Ele também afirma que viu jorros de água cerca de meia hora antes do incidente.
No vídeo gravado por seu pai, é possível ver uma baleia jubarte emergindo das águas e engolindo Adrián, que emerge à superfície poucos segundos depois.
Orientado pelo pai, que pede para que ele fique tranquilo, o jovem se agarra ao caiaque e então ruma em direção a ele. Finalmente, Adrián diz que subiu na outra embarcação e amarrou um caiaque no outro, para ser rebocado até a costa.
Adrián conta que temia ser um ataque mais agressivo e que o animal derrubasse também o seu pai. Caso ambos tivessem caído na água, seria mais difícil para ambos chegarem até a terra firme.