Valor da gasolina volta a subir em postos de Pernambuco; reajuste foi de quase 9%
Os combustíveis voltaram a subir em postos da Região Metropolitana do Recife. Pelo menos em estabelecimentos situados no Recife, em Olinda e Camaragibe, o reajuste da gasolina nas bombas foi de aproximadamente 9% (8,93%), segundo apurou a reportagem do JC nesta quarta-feira (12/10), Feriado de Nossa Senhora Aparecida.
Por enquanto, o aumento foi visto no preço da gasolina, que passou de R$ 4,59 para R$ 5. Continue lendo abaixo
O reajuste é emblemático porque acontece a 18 dias de um disputadíssimo segundo turno das Eleições 2022 e em meio a informações de que o presidente da República, Jair Bolsonaro – que tenta a reeleição contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à frente no primeiro turno e nas pesquisas -, estaria pressionando a Petrobrás para que segurasse qualquer tipo de reajuste.
A redução no preço da gasolina, álcool, diesel e gás vem sendo usado como bandeira pelo presidente em busca da reeleição. Independentemente da política, o aumento dos valores já era esperado.
O aumento é emblemático porque acontece a 18 dias de um disputadíssimo segundo turno das Eleições 2022 e em meio a informações de que o presidente da República, Jair Bolsonaro – que tenta a reeleição contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à frente no primeiro turno e nas pesquisas -, estaria pressionando a Petrobrás para que segurasse qualquer tipo de reajuste.
Isso porque na semana passada a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) anunciou o corte na produção de 2 milhões de barris de petróleo por dia, a partir do mês de novembro.
Fato que provocou alta imediata do preço internacional do petróleo.
Essa é a lógica defendida pelo diretor-presidente do SindiCombustíveis Pernambuco, Alfredo Pinheiro Ramos. Ele explica que o aumento que começa a ser verificado em alguns postos do Grande Recife é provocado pela alta de 3% a 4% no valor de compra do petróleo, verificado na terça-feira (11/10 ).
Fonte: JC