Vacinas contra a Covid-19 devem chegar dia 20 de janeiro às prefeituras de Pernambuco

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (11), o Governo do Estado informou as prefeituras que as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 vão chegar no dia 20 de janeiro. Na ocasião, participaram os secretários de saúde dos municípios pernambucanos, o Secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo e a Coordenação de Vigilância em Saúde do Estado.

O encontro ocorreu, por videoconferência, para tratar sobre o esquema de imunização. De acordo com as prefeituras, o Governo informou que as vacinas serão distribuídas para as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), responsáveis por direcionar as doses para os municípios.

A Secretária de Saúde de Belo Jardim, Aline Cordeiro participou da reunião. “Este é um momento muito aguardado pela população. Estamos confiantes de que todas as medidas para imunização em massa seja bem sucedida. Vamos trabalhar para isso”, afirmou.

Após a distribuição feita pela Geres, a previsão é de que até o dia 25 de janeiro a vacina chegue em todos os municípios pernambucanos. Os imunizantes utilizados serão a CoronaVac, e a vacina da Pfizer.

Vacinação

A primeira etapa da vacinação vai priorizar os profissionais de saúde que trabalham na linha de frente contra o coronavírus, em centros e unidades de saúde. Também fazem parte do grupo prioritário as pessoas com mais de 80 anos. A imunização acontecerá diariamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

[pdf-embedder url=”https://blogdoeveraldo.com/wp-content/uploads/2021/01/1-PLANO_ESTADUAL-DE-VACINACAO-CONTRA-A-COVID-19.pdf” title=”1 – PLANO_ESTADUAL DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19″]

“Vamos precisar fazer adaptações para receber a vacina, como viabilizar geradores e câmaras refrigeradas, e na logística, uma vez que a vacina só dura seis horas fora do refrigerador”, explicou a Secretária de Saúde de Belo Jardim, Aline Cordeiro.

Antes de começar a vacinação será feito um levantamento do quantitativo necessários de seringas e Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s,) usados pelos profissionais que vão aplicar as doses. Os materiais devem ser enviados até a sexta-feira (15).

O Governo do Estado garantiu que dispõe de seringas suficientes para atender, no mínimo, a primeira e a segunda etapa da vacinação. Ao todo, serão utilizadas 1,5 milhões de seringas para aplicar a vacina contra a Covid-19.

Texto: Blog do Jamildo

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta