União Progressista: Federação entre PP e União Brasil será a maior bancada da Câmara dos Deputados com 113 parlamentares

O União Brasil e o Progressista chegaram a um acordo para se tornarem uma federação, a União Progressista. O presidente do PP, Ciro Nogueira (PI), está responsável por finalizar o estatuto do colegiado.

O anúncio oficial está previsto para a próxima semana e a primeira presidência deverá ser do União Brasil.

Com a formalização, a União Progressista desbancará o PL, de Jair Bolsonaro, e se tornará a maior bancada da Câmara dos Deputados, com 113 parlamentares.

Com isso, a disputa pela relatoria do orçamento, travada entre União Brasil e PL, se encerra, e ficará com o colegiado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

A federação se tornando a maior bancada, ela tem prioridade para indicar as presidências da Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão Mista de Orçamento. Há acordo para que o PT lidere a CCJ neste primeiro ano. Com a presidência da CMO no Senado, a relatoria será designada para a União Progressista da Câmara.

Ficou estabelecido entre os partidos que as presidências das executivas estaduais serão definidas conforme a representatividade política de cada sigla. Ainda, os cargos importantes serão revezados.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário