Troca de governo: Pastor Kleber Lucas vai cantar na posse de Lula

O pastor batista Kleber Lucas, também cantor e compositor gospel, foi anunciado neste sábado (3) como um dos artistas confirmados no show após a posse de Lula, no próximo dia 1º, em Brasília.

Kleber Lucas fundou a Soul Igreja Batista, com sede no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio. Nascido em 1964 em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, Kleber contou que cresceu em favelas e chegou a passar fome, mas contava com a ajuda de terreiros de candomblé e de umbanda — razão pela qual jamais deixou de ouvir e de ajudar representantes de outras religiões.

O pastor compôs vários hits gospel — alguns regravados por Thiaguinho, Padre Fábio de Melo e Caetano Veloso — e ganhou um Grammy Latino. É mestre em doutorando em história pela UFRJ.

Fome na infância

Ao Conversa com Bial do último dia 7, Kleber lembrou da infância e de como esse período moldou seu pensamento.

“Quando eu tive fome na favela e a comida chegava, eu não queria saber se ela vinha da igreja evangélica ou do terreiro do candomblé”, afirmou.

“Eu fui criado numa favela no final da década de 60 e 70, em São Gonçalo, que não tinha muitos templos protestantes, pentecostais e neopentecostais. Nem igreja católica tinha na favela que eu nasci. Mas tinha oito terreiros de candomblé e vários centros de umbanda”, lembrou.

“Eu tenho vários cortes na perna. Não tinha SUS ali: quem cuidava da gente era a mãe de santo, era o pai de santo. Se machucava, cortava a cabeça e quebrava um dedo, era ali que a gente ia”, destacou.

Kleber lembrou desse episódio depois que Bial mostrou uma ação de diferentes religiosos que se uniram em mutirão para reconstruir um terreiro vandalizado na Baixada Fluminense.

O batista era apenas uma das lideranças que se dispuseram a arcar com as obras no espaço de Mãe Conceição d’Lissá, em Duque de Caxias.

“Eu não tenho como viver a minha experiência, com quanto seja legítima, dentro do cristianismo, mas eu não reivindico uma exclusividade dela, e nem acredito que seja assim”, disse.

“Então você está num lugar desse de beleza de expressão, não tem como você participar de um evento desse, lindo, solidário e não pertencer ali e não se doar. Eu fui porque, quando eu precisei, eles vieram”, emendou.

Prêmios e parcerias

Kleber Lucas tem 25 anos de carreira solo e lançou 12 álbuns. Suas composições foram gravadas e regravadas por importantes nomes do segmento, como Aline Barros e Fernanda Brum. Ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa por “Profeta da Esperança”, em 2013.

“Aos Pés da Cruz”“Vou Deixar na Cruz”“Te Agradeço” “Deus Cuida de Mim” — relançada nas vozes de Thiaguinho, do Padre Fábio de Melo e agora num dueto com Caetano Veloso — são alguns dos seus hits.

Ao longo de sua carreira, conquistou ainda 10 Discos de Ouro, três Discos de Platina e dois DVDs de Ouro.

Do g1.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário