TRE-PE determina que Movimento União por Pernambuco retire fake news contra Raul Henry
Publicidade inverídica associa os dizeres “deputados federais de Pernambuco que votaram contra o Auxílio Brasil” à imagem do deputado federal, mesmo o parlamentar tendo votado favorável em relação à pauta social mencionada.
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) determinou, ontem (26), a retirada de publicidade negativa divulgada pelo Movimento União por Pernambuco contra o deputado federal Raul Henry (MDB), candidato à reeleição ao mesmo cargo, no pleito de 2022.
Um outdoor instalado na Av. Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, associa os dizeres “Deputados federais de Pernambuco que votaram contra o Auxílio Brasil” à fotografia do deputado federal e de outros parlamentares, mesmo Raul Henry tendo votado favorável em relação à pauta social mencionada.
Além disso, a mesma publicidade vem sendo divulgada por meio de um veículo que tem transitado por toda cidade do Recife “com o notório interesse de opositores políticos em macular a imagem do candidato emedebista e criar nos eleitores estados mentais, emocionais ou passionais dissonantes da realidade”, explica a defesa de Henry.
Ainda de acordo com os advogados do deputado, em simples consultas realizadas na internet é possível constatar o voto favorável de Raul Henry ao Auxílio Brasil.
Em decisão proferida pelo Desembargador Eleitoral Auxiliar Rogério Fialho Moreira, Fernando Antônio de Barros Caldas, presidente do Movimento União por Pernambuco, foi intimado para retirar a publicidade negativa em um prazo de dois dias, sob pena de multa diária de R$ 3.000,00 (três mil reais) em caso de descumprimento da ordem judicial.