Secretaria de Educação de Lagoa Grande promove o Projeto “Maratona da Leitura”

A Prefeitura Municipal de Lagoa Grande, através da Secretaria Municpal de Educação e Cultura (SEDUC), lança o Projeto “ MARATONA DA LEITURA”, que visa primeiramente nortear ações que possibilitem a ampliação da prática de leitura, para todos os alunos da Rede Pública Municipal de Ensino, estabelecendo redes de trabalhos colaborativos que estimulem a criatividade, o diálogo, a troca de conhecimento e experiências através de atividades remotas, com vistas ao entretenimento, ao estimulo, a pesquisa e consequentemente à aprendizagem significativa no período de isolamento social, em virtude da pandemia do COVID-19.

Nesse sentido a SEDUC, não tem medido esforços para contribuir com ações importantes para diminuir os impactos causados pela mudança de rotina dos alunos. Considerando o fato dos alunos serem em sua maioria frutos de uma era digital, onde é fácil acessar vídeos, áudios e redes sociais, facilitando bastante o acesso à informação, nesse sentido buscou-se reunir uma equipe de educadores (analistas, gestores e coordenadores), para produzir um projeto fomentando ações e atividades leitoras fundamentado na Proposta Curricular da Rede.

A ideia é vivenciar uma proposta pedagógica de construção colaborativa e compartilhada, que busque engajar toda a comunidade escolar em uma rede de conhecimento.

O público alvo que o projeto irá subsidiar envolve: Educação Infantil; Alunos do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais); Alunos das etapas de EJA.

Tendo como os seguintes objetivos a serem trabalhados: Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno; Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas; Fornecer o acesso aos diversos tipos de leitura em casa, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita; Estimular o desejo de novas leituras;  Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens; Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora. Estimular a oralidade dos educandos, através do ato de contar histórias; Enriquecer o vocabulário; Colaborar na formação de leitores autônomos e competentes.

O Projeto “Maratona da Leitura” se desenvolverá institucionalmente com atividades semanais, enquanto as aulas estiverem suspensas com as seguintes metas: Participação das escolas da rede municipal que oferecem as modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental (Series Iniciais e Finais) e EJA. Garantir que os alunos leiam, no mínimo de 1 a 3 livros por semana, pelo período em que as aulas estiverem suspensas; Promover uma culminância com todas as escolas municipais, de modo a apresentarem as construções realizadas em cada ano.

EXPECTATIVAS:

• Estabelecer redes de trabalho colaborativo que estimulem o diálogo e a troca de conhecimento.

• Utilizar a tecnologia como veículo de transformação, produzindo e compartilhando conhecimentos.

• Possibilitar o uso de vídeos, para além do entretenimento, mas como ferramenta de aprendizagem.

RESULTADOS ESPERADOS

• Envolvimento dos pais e toda a comunidade escolar no Projeto;

• Realização da I Mostra Literária Municipal após o retorno normais das atividades (PÓS COVID-19);

• Melhoria dos índices de leitura e escrita;

• Realização de Pequenas Competições que envolvam todas as unidades escolares;

• Ampliação do vocabulário oral e escrito;

• Envolvimento de toda a comunidade escolar;

• Criação de fichas de monitoramento das ações por cada escola (equipe escolar) onde evidencia-se que alunos não está participando para tentar engajá-lo, bem como no retorno as equipes terem os dados de que alunos necessitarão mais de um acompanhamento, tendo em vista que não participou das atividades.

“A leitura sempre foi necessária nos nossos lares, por meio da leitura o ser humano viaja, consegue ainda transportar-se para o desconhecido, por isso a importância em participar de experiências que nos proporcionem conhecimentos significativos no nosso processo de aprendizagem.” Afirma a Secretária de Educação Fabiana Ribeiro.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário