‘Recomendamos que as pessoas saiam de suas casas’, diz governador Rui Costa sobre temporal que atinge a Bahia

Em entrevista ao Bahia Meio Dia, da TV Bahia, nesta sexta-feira (10), o governador Rui Costa falou sobre o temporal que atinge o estado, principalmente as regiões do sul e extremo sul. Rui alertou para que as famílias deixem as residências que estão em risco.

“Nós recomendamos que as pessoas saiam de suas casas. Lá no extremo sul tem uma barragem e que em função do volume que a água chegou…Chegará hoje à noite, em várias cidades, um volume ainda maior de água e nós reiteramos aqui com os prefeitos que façam alerta para que essas pessoas saiam de suas casas”, alertou.

“Quando se trata de vida humana, nós podemos inclusive fazer isso compulsoriamente”

Rui ainda destacou que a região que mais preocupa é o extremo sul. “Está chovendo muito em todo o estado da Bahia, mas a situação mais crítica é no extremo sul do nosso estado. E dentro do extremo sul, a situação pior é a cidade de Jucuruçu e parte da cidade de Itamaraju, principalmente o distrito de Nova Alegria. Jucuruçu e Nova Alegria praticamente estão debaixo de água, só parte dessas duas localidades estão fora do alagamento”, disse Rui.

O governador disse que fez uma reunião online com todos os prefeitos e prefeitas da região, e que Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estão atuando para minimizar os estragos nas cidades mais afetadas. Na reunião, os participantes sinalizaram problemas como falta de abastecimento de energia elétrica e água, além de dificuldade de resgate de pessoas que se encontram ilhadas em suas residências.

Entre os 21 prefeitos ouvidos estavam Jânio Natal, de Porto Seguro; Manrick Teixeira, de Vereda; Marcelo Belitardo, de Teixeira de Freitas; Adalberto Pinto, de Medeiros Neto; Arivaldo Costa, Jucuruçu e Marcelo Angênica, de Itamaraju.

“Nivelamos as informações das ações do estado, ouvimos todos os presentes e vamos manter uma reunião diária emergencial com toda a equipe de governo e municipais para tomar as providências. Já conseguimos, em vários locais, fazer resgates de muitas pessoas doentes e mulheres grávidas”, citou Rui Costa.

O governador também disse que desde o início dessa semana tem enviado reforço do policiamento de bombeiros na região, toda a Defesa Civil estadual, além de máquinas e equipamentos. Porém, Rui alertou que dois helicópteros da Polícia Militar foram deslocados, mas as condições do tempo limitam as ações.

“Neste momento, a prioridade absoluta é proteger as pessoas, tirar as pessoas da área de risco. Então, nós queremos mandar uma mensagem a todas as pessoas que estão próximas a rios, áreas que podem ser alagadas, por favor, saiam desses lugares, vão para lugares mais altos”, disse.

Segundo o governador, os prefeitos relataram a resistência de muitas pessoas em saírem de casa, apesar do nível da água subir.

“As casas que estão em área baixa, que já começaram a alagar, por favor não esperem porque o nível de vários rios e de vários riachos ainda vai subir, que algumas barragens vão soltar mais água”, alerta.

De acordo com Rui Costa, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) alertou que a barragem de Pedras, na cidade de Jequié, deve soltar um grande volume de água entre esta sexta-feira e o sábado (11).

“Então, todas as cidades que estão depois da barragem de Pedras, vai aqui o nosso alerta aos prefeitos, às defesas civis municipais, para que retirem a população que estão próximas aos rios porque vai chegar um volume grande de água a partir de hoje [sexta] à noite”.

G1 – Bahia.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário