Prefeitura leva agricultores de dez assentamentos para dia de campo sobre o cultivo de pera e caqui; encontro teve parceria com a Embrapa
A Prefeitura de Lagoa Grande, por meio das Secretarias Municipais de Agricultura e Governo e, com a realização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), promoveu na quinta-feira, 28, um dia de campo sobre o cultivo de frutíferas de clima temperado. O dia de campo foi composto com a visita à plantação de caqui, no Campo Experimental da Embrapa no Projeto Bebedouro, após, foram até a plantação de pera do senhor Teófilo, no N-5.
Atentos e com bastante curiosidade, os agricultores ouviram as explicações do pesquisador da Embrapa, Dr. Paulo Roberto e do produtor Teófilo. A dupla explanou para os presentes todos os detalhes do plantio do caqui e da pera. Os agricultores tiraram dúvidas sobre custo de implantação, espaçamento, ocorrência de doenças, produção e venda.
O agricultor José Gomes, morador do assentamento Catalunha disse que foi uma oportunidade ímpar. “Um momento rico e cheio de aprendizado, a prefeitura de Lagoa Grande nos trouxe para visitarmos o plantio da pera e do caqui, viemos em busca de agregarmos novos conhecimentos e quem sabe implantarmos o plantio dessas culturas na nossa comunidade” disse o agricultor que também é técnico agropecuário.
Já a agricultora Rosimar, do Assentamento Alto da Areia, estava com os olhos brilhando durante as explicações sobre o cultivo da pera. “Foi uma experiência muito boa, uma ação extraordinária do prefeito de Lagoa Grande que vai ajudar os agricultores. Queremos oportunidade para crescer, mas às vezes somos barrados devido a falta de conhecimento, hoje aprendi muito e saio com vontade em implantar uma pequena área de pera na minha propriedade”, disse.
O chefe do executivo agradeceu a disponibilidade da Embrapa, em nome de Dr. Paulo e ao produtor Teófilo, por terem recebido os agricultores de Lagoa Grande e passarem seus conhecimentos sobre o cultivo das duas frutíferas. “Trouxemos esse grupo de agricultores para que os mesmos possam aprender e levar para suas comunidades o cultivo do caqui e da pera. Cada um deles será um agente de desenvolvimento, com uma simples missão, despertar e levar essa inovação para todos os agricultores de seus assentamentos”, pontuou o prefeito.
O pesquisador da Embrapa, Dr. Paulo Roberto, assumiu compromisso em viabilizar uma parceria com a prefeitura de Lagoa Grande para fomentar a implantação de uma área experimental de pera em um assentamento do município. Além da presença do prefeito Vilmar Cappellaro, dos secretários Antônio Coelho (Agricultura), Olavo Marques (Governo), Ademar Nonato (Infraestrutura) e do Vereador Fernando Angelim, o dia de campo contou a presença de agricultores dos assentamentos e comunidades: Catalunha, Acal, Riacho Fundo, Madre Paulina, Ilha do Pontal, Ouro Verde, Edmilson de Araújo, Souza e Esteio e Alto da Areia.
ASCOM -PMLG
Fotos: Isael Cordeiro e Sávio Oliveira.