A campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que está sendo realizada no município, tem o objetivo de sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa mais velha. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológicas ou socialmente dependentes do ofensor.
Abuso ou exploração?
O abuso é a utilização do corpo de uma criança ou adolescente, por um adulto ou adolescente, para a prática de qualquer ato de natureza sexual. Já a exploração sexual é utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro ou troca, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. A exploração sexual ocorre de quatro formas: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual. As duas situações são crimes de violência sexual.
O evento contou com a participação dos vereadores: Fernando, Vavá, Inaldo, Mantena, Neguinho, Lindaci, Rosa, Werliane e Edneuza; dos conselheiros: Cristiano Alves, Solineide e Josemar Ramos; Simone, coordenadora do Programa Criança Feliz; Norma Luna, coordenadora do BPC; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), vinculado ao CRAS; Maria Regina, assistente Social do Cras de Vermelhos, e do Sindicato dos Trabalhadores, nas pessoas de Ivo e Marineide.
Se você tem conhecimento de algum caso de abuso sexual infanto-juvenil, denuncie. Abaixo seguem contatos que você pode estabelecer e ajudar a combater os abusos e violência sexual contra crianças e adolescentes:
Disque 100 (ligação anônima e 24 horas)
Conselho Tutelar
- Rua do Juazeiro, Nº 80, Centro.
- Contato: 87 – 99912-1474 (WhatsApp)
Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)
- Rua Senador Marcos Freire, Nº 17, Centro
- Contatos: 3869 -9156 e 98128-7776 (WhatsApp)
Polícia Militar – 190
Fotos: Isael Cordeiro.


