Por evento com Lula, prefeito do Republicanos decreta ponto facultativo e afeta serviços básicos

O prefeito Waguinho (Republicanos) decretou ponto facultativo em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, para o evento com o presidente Lula na cidade. Serviços básicos, como saúde e educação, ficaram parados nesta terça-feira (6).

O município tem quase 21 mil funcionários em cargos de confiança, que representam 93% dos trabalhadores. Dessa vez, eles denunciam que foram coagidos a participar do evento.

Quinze centros de assistência social, unidades de saúde e outros equipamentos públicos não abriram – o que pegou muita gente de surpresa. A Dona Fátima tinha uma consulta, e terá que esperar um mês para remarcar.

Do Centro de Belford Roxo, saíram dezenas de pessoas para o evento com o presidente. Todas em ônibus fretados com ar-condicionado, e houve almoço para os funcionários.

No evento, Lula anunciou investimentos de R$ 55 milhões para a construção de um campus da IFRJ e do Hospital Oncológico, além da inauguração da escola que leva o nome do neto do presidente.

Uma diretora de uma creche levou algumas faixas para a inauguração. Na Escola Municipal Ernesto Pinheiro Barcelos, houve uma reunião para avisar sobre a obrigatoriedade de participar do evento.

“Todo mundo sabe que terça-feira é ponto facultativo. Mas não é ponto facultativo pra a gente ficar em casa. Nós precisamos, obviamente, da presença de todos os funcionários”, explica a mulher.

Procurada, a assessoria do Palácio do Planalto informou que qualquer questão deve ser tratada com a prefeitura de Belford Roxo. Por sua vez, o município disse que não tolera a coação de funcionários e que eles foram ao evento por espontânea vontade.

A prefeitura negou que houvesse ameaças de demissões. Sobre a distribuição de kits com camisas, bonés e bandeiras, a prefeitura disse que desconhece a informação. Já sobre o ponto facultativo, disse que fez ampla divulgação nas redes sociais.

Do g1.

Everaldo

Licenciado em Física pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Professor de matemática e física do Ensino fundamental e médio da rede estadual de Pernambuco. Jornalista registrado sob o número 6829/PE, o blogueiro Everaldo é casado com Amanda Scarpitta e pai de duas filhas lindas, Kassiane e Kauane. O foco principal do blog é informação com responsabilidade e coerência, doa a quem doer!

Você pode gostar...

Deixe um comentário